Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/06/2022 às 18h55min - Atualizada em 25/06/2022 às 00h10min

Opções versus ações: qual é a melhor escolha para você?

Ambos são semelhantes em alguns aspectos,mas apesar de algumas semelhanças, eles são fundamentalmente diferentes e possuiem vantagens e riscos. 

SALA DA NOTÍCIA Wellington dos Santos Silva

Opções e ações são duas maneiras de colocar dinheiro para trabalhar no mercado, mas oferecem perfis nitidamente diferentes de risco e recompensa.

 

As ações oferecem alto risco e alto potencial de recompensa, enquanto as opções aumentam um pouco mais, com a possibilidade de dobrar ou triplicar seu dinheiro (ou mais) sob o risco de perder tudo, geralmente em questão de algumas semanas ou meses.

 

Aqui está a história por trás de opções e ações, o que são e que tipo de retorno podem oferecer. Além disso, veremos uma maneira de investir em ações que aumente seu retorno e reduza seu risco.

Diferenças entre opções e ações

Ações e opções estão intimamente relacionadas, mas são coisas muito diferentes, especialmente quando se trata de quanto você pode ganhar ou perder.

Ações

Uma ação é uma participação fracionária em uma empresa e pode ser negociada em uma bolsa. Uma ação tem uma vida indefinida e continua enquanto a empresa existir e permanecer negociada publicamente.

 

Em qualquer ano, uma ação pode flutuar significativamente, mas com o tempo seu desempenho deve acompanhar o crescimento do negócio. 

 

Se a empresa aumentar os lucros, as ações aumentarão com o tempo. Se o lucro cair, a ação cairá. Se a empresa falir, as ações podem deixar de existir.

Opções

Uma opção é o direito de comprar uma ação (ou outro ativo) a um preço especificado em um momento específico. 

 

As opções de ações são negociadas em uma bolsa pública. Uma opção tem vida útil fixa, com data de vencimento específica, após a qual seu valor é liquidado entre os investidores e a opção deixa de existir. 

 

O valor de uma opção tende a diminuir ao longo do tempo, tudo o mais constante, e por isso é chamado de ativo desperdiçado.

 

As opções vêm em duas variedades principais, e os compradores fazem um pagamento em dinheiro chamado prêmio para possuir um contrato de opção:

 
  • As opções de compra permitem que o proprietário compre ações a um preço especificado até uma data específica. 
 

Quando o preço da ação sobe, a opção de compra aumenta de valor. Em geral, se você está comprando uma opção de compra, espera que o preço da ação suba.

 
  • As opções de venda permitem que o proprietário venda os ativos a um preço especificado até uma data específica. 
 

Quando o preço da ação cai, a opção de venda aumenta de valor. Em geral, se você está comprando uma opção de venda, espera que o preço da ação caia.

Os prós e contras das ações

Ter uma participação acionária em uma empresa por meio de ações oferece muitos benefícios, mas também algumas desvantagens. Vamos a elas:

Vantagens de investir em ações

  • As ações podem fornecer retornos potencialmente altos com risco reduzido, especialmente se você investir em um portfólio diversificado de ações, como um fundo de índice.
 
  • As ações têm uma vida útil potencialmente infinita, elas podem continuar a existir enquanto a empresa permanecer no mercado.
 
  • As ações podem pagar dividendos, e as melhores ações aumentam seus dividendos a cada ano, colocando mais dinheiro em seu bolso ao longo do tempo.
 
  • As principais corretoras reduziram as comissões de negociação a zero, por isso é barato comprar e vender ações.
 
  • As ações negociadas publicamente são geralmente altamente líquidas e você pode vendê-las em qualquer dia em que o mercado estiver aberto.
 
  • As ações podem ser "empacotadas'' em fundos negociados em bolsa (ETFs), fornecendo uma maneira fácil de investir em um portfólio diversificado, geralmente a um custo baixo.

Desvantagens de investir em ações

  • Os preços das ações podem flutuar significativamente de ano para ano, o que significa que você pode não conseguir vender uma ação por um determinado preço ou mesmo pelo que pagou por ela.
 
  • As ações não são garantidas pelo governo, então você pode perder todo o dinheiro investido nelas se não souber investir na bolsa.
 
  • Os preços das ações dependem do desempenho da empresa, portanto, com o tempo, as ações acompanharão o crescimento da empresa. Então você tem que comprar ações de boas empresas para conseguir ter sucesso na bolsa de valores.
 
  • É preciso saber analisar ações das empresas que você deseja investir, a fim de entender onde podem haver oportunidades ou riscos.
 

Os prós e contras das opções

As opções geralmente são uma oportunidade de maior risco e maior recompensa do que as ações. 

 

Os investidores que os consideram devem conhecer todos os seus benefícios e desvantagens.

Vantagens de negociar em opções

  • As opções podem fornecer retornos muito altos e fazê-lo em um período de tempo muito curto, usando o poder da alavancagem para transformar uma quantia relativamente pequena de dinheiro em muitas vezes seu valor.
 
  • Embora os preços das ações sejam voláteis, os preços das opções podem ser ainda mais voláteis, o que é parte do que atrai os comerciantes para os ganhos potenciais deles.
 
  • As opções geralmente são arriscadas, mas algumas estratégias de opções podem ser de risco relativamente baixo e podem até aumentar seus retornos como investidor de ações.
 
  • Assim como os acionistas, os detentores de opções podem aproveitar a vantagem potencial se uma ação for adquirida com um prêmio em relação ao seu valor, embora tenham que possuir as opções no momento certo.
 
  • As principais corretoras também estão reduzindo os custos para os investidores que operam opções. Outras até zeraram esse custo.
 
  • As opções são líquidas, o que significa que você pode negociá-las a qualquer momento, desde que o mercado esteja aberto, embora não haja garantia de que você receberá o que pagou por elas.
 

Desvantagens da negociação de opções

  • Não só a sua tese de investimento tem de estar certa, como também tem de estar correta no período de tempo certo. Uma ação que sobe após o vencimento de uma opção não tem sentido para a opção.
 
  • Os preços das opções podem flutuar significativamente de um dia para o outro. Movimentos de preços de mais de 50% são comuns, o que significa que seu investimento pode diminuir de valor rapidamente.
 
  • As opções não são garantidas pelo governo, então você pode perder dinheiro com elas.
 
  • Dependendo de exatamente como você usa as opções, você pode perder mais do que investe nelas.
 
  • As opções são um veículo de curto prazo cujo preço depende do preço da ação que você está negociando, portanto, a opção é um derivativo da ação. 
 

Se a ação se movimentar desfavoravelmente no curto prazo, pode afetar permanentemente o valor da opção.

 
  • As opções expiram e, quando isso acontece, a oportunidade de negociá-las acaba. É comum as opções expirarem sem valor, mas você não pode comprar e manter as opções por longos períodos, como acontece com as ações.
 
  • As opções podem ser relativamente mais caras para negociar do que as ações, embora os investidores possam encontrar corretoras de opções sem custo.

Conclusão. Qual é melhor para você?

Ações e opções podem ser opções de investimento viáveis, mas cada uma funciona melhor em diferentes cenários.

 

As ações podem ser melhores quando você tem pelo menos alguma experiência em investir no mercado. 

 

As ações exigem uma certa análise prévia, mas as opções exigem ainda mais. 

Se você pretende investir a longo prazo, as ações serão suas melhores aliadas, mesmo que às vezes você tenha que enfrentar crises financeiras. 

 

Por outro lado, as opções podem ser uma escolha melhor quando você deseja limitar o risco a um determinado valor. 

 

As opções podem permitir que você obtenha um retorno semelhante ao de ações enquanto investe menos dinheiro, para que possam ser uma maneira de limitar seu risco dentro de certos limites.

 

Elas também podem ser uma estratégia útil quando você já é um investidor de nível avançado. Investidores experientes sabem como limitar seus riscos e entendem os riscos que correm quando usam uma determinada estratégia de opções.

 

Ações e opções podem oferecer retornos e riscos drasticamente diferentes para os investidores, e aqueles que investem em qualquer uma delas devem entender como funcionam antes de se envolver.

 

Lembre-se que por mais arriscadas que sejam as ações não se engane, as opções podem ser ainda mais.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp