24/06/2022 às 09h50min - Atualizada em 24/06/2022 às 10h00min

Empresas e instituições se unem para amenizar a fome no Brasil

Segundo o Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar, desenvolvido pela rede Brasileira de Pesquisas em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), no final de 2020, 19,1 milhões de pessoas conviviam com a fome no país, em 2022 já são mais de 33,1 milhões de pessoas, ou seja, seis em cada dez famílias não conseguem acesso pleno à alimentação.

DINO
https://www.thecaringfamilyfoundation.org

Os últimos dois anos foram desafiadores para o mundo. Com a pandemia, aumento de desemprego, desestabilidade econômica e outros fatores a falta de alimentação para a população teve um grande crescimento no Brasil. Segundo o Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar, desenvolvido pela rede Brasileira de Pesquisas em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), no final de 2020, 19,1 milhões de pessoas conviviam com a fome no país, em 2022 já são mais de 33,1 milhões de pessoas, ou seja, seis em cada dez famílias não conseguem acesso pleno à alimentação.

A pesquisa também revela que mais da metade (58,7%) dos brasileiros convive hoje com algum grau de insegurança alimentar. A segunda edição da pesquisa mostra que, dois anos depois do início da pandemia, o país amarga o retorno ao Mapa da Fome da ONU - condição que havia deixado em 2014 - no seu pior nível.

Com isso, empresas e instituições tentam amenizar a dor das pessoas que vivem nessa situação e para isso criam uma rede de apoio para quem precisa, é o caso da The Caring Family, que inicia sua operação no Brasil. A Fundação está comprometida a apoiar às famílias em situação de vulnerabilidade: combate à fome infantil, apoio às mulheres sobreviventes da violência e proteção do meio ambiente.

Em 2019, Patricia Caring e seu marido Richard Caring fundaram a The Caring Family Foundation (TCFF) no Reino Unido, em resposta ao desejo de se sentirem mais conectados com o impacto e o resultado das doações beneficentes da família. 

Em pouco mais de dois anos de existência, a The Caring Family Foundation produziu e distribuiu mais de 1,4 milhão de refeições no Reino Unido e no Brasil, apoiou mais de 1.590 mulheres e crianças que fugiam da violência doméstica e prestou mais de 6.500 serviços de apoio em parceria com a Bem Querer Mulher. Na área de sustentabilidade, construiu 6 viveiros botânicos em Roraima em parceria com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e plantou 500 mil árvores nas florestas tropicais brasileiras.

Patricia Caring, uma brasileira consciente do agravamento da crise social em seu país de origem, trouxe a atividade da TCFF relacionada à alimentação para São Paulo em dezembro de 2021, distribuindo 50 mil refeições em parceria com o Instituto Capim Santo. No momento, a fundação avança com um plano estruturado, sustentável e de alto impacto socioeconômico, pois Patricia está focada em criar um impacto positivo ao alimentar crianças afetadas pela pobreza alimentar que terá um impacto de longo prazo. Essa ação está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Capim Santo, o projeto Mãos de Maria e a Agência Solano Trindade.

Para cumprir esse desafio de apoiar milhares de lares que passam fome no Brasil, Patricia convidou Luciana Rodrigues, fundadora da Lu Make Up e Embaixadora do Programa Bem Querer Mulher, para assumir o cargo de conselheira estratégica da The Caring Family Foundation no Brasil, levando a organização a novos patamares.

“Parte meu coração tomar conhecimento todos os dias que crianças passam fome, mulheres e crianças não estão a salvo da violência e que nossas florestas tropicais estão sendo destruídas. Minha fundação, The Caring Family Foundation, está totalmente comprometida a lidar com essas três questões no Reino Unido e no Brasil”, disse Patricia Caring.

Só no Brasil, até o final deste ano de 2022, a fundação está em vias de plantar 1 milhão de árvores nas florestas tropicais brasileiras (reflorestando 600 hectares de mata atlântica, uma área equivalente a quatro vezes o Parque Ibirapuera), distribuir mais de 350 mil refeições para famílias em situação de vulnerabilidade situações e apoiar 1.000 mulheres e crianças sobreviventes de violência doméstica por meio de apoio psicológico, social e jurídico.

Até julho de 2022, a TCFF também terá capacitado 15 mulheres sobreviventes de relacionamentos abusivos apoiada pela ONG Bem Querer Mulher (BMQ) em questões jurídicas, emocionais e sociais, com cursos profissionalizantes de culinária ministrados pelo Instituto Capim Santo, da Chef Morena Leite. Esse é um passo muito importante para quebrar o ciclo de abuso e levar essas mulheres à independência econômica.

A TCFF está comprometida a plantar mais 1 milhão de árvores até 2024, o que também servirá para proteger os meios de subsistência das comunidades locais, tornando a TCFF a maior doadora de reflorestamento do Reino Unido para a Floresta Amazônica brasileira.

Patricia Caring - Copresidente do Conselho e Diretora-Presidente (CEO) do The Birley Clubs, uma rede de Clubes Privados de Membros no Reino Unido.

A The Caring Family Foundation teve seu início durante a pandemia do COVID-19. Patricia Caring pôde ver o terrível impacto no Reino Unido e globalmente. Assim, com base na posição única dela e de seu marido na indústria de alimentos, enxergou uma oportunidade de utilizar experiência e recursos para enfrentar os problemas da linha de frente, e é por isso que a fundação iniciou a campanha “One Million and One meals” (Tradução livre “Mais de Um milhão de Refeições”), fornecendo mais de 1 milhão de refeições para os principais trabalhadores e famílias do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) afetados pela pandemia da COVID-19.

Em seguida, no Reino Unido, iniciou a campanha Food from the Heart (Tradução livre “Alimento do Fundo do Coração”), para alimentar crianças afetadas pela pobreza alimentar com um programa de entrega de alimentos que teria um impacto sustentável e de longo prazo. Esta campanha foi então espelhada no Brasil, o país de nascimento de Patricia Caring, onde a TCFF fez parceria com organizações locais para apoiar crianças e famílias e fornecer refeições nutritivas aos necessitados.  

Luciana Rodrigues - Fundadora da Lu Make Up, se une a Patricia Caring por meio de seus objetivos de humanizar os vínculos existentes na sociedade e criar um mundo mais próspero, cuidando para que todas as vidas no planeta estejam protegidas e alimentadas.

Atualmente, é Embaixadora do Programa Bem Querer Mulher e membro do conselho estratégico da The Caring Family Foundation no Brasil, liderando o projeto para alcançar novos patamares quanto à valorização e desenvolvimento da vida na Terra para um mundo mais justo e benevolente.



Website: https://www.thecaringfamilyfoundation.org
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp