Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/06/2022 às 20h43min - Atualizada em 18/06/2022 às 00h10min

Atuais campeãs, Marcela Vita e Vitória Marchezini avançam para as oitavas de final do Sand Series Decathlon de Beach Tennis

A chave principal do maior torneio da temporada, em Brasília (DF), teve início nesta quinta-feira (16), com 32 jogos e vitórias dos favoritos, no masculino e no feminino. O evento segue até o domingo (19), na área externa da Arena BRB Mané Garrincha, com os melhores do mundo

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

As brasileiras Marcela Vita e Vitória Marchezini, atuais campeãs, estrearam com vitória e estão nas oitavas de final do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22, o maior torneio de Beach Tennis da temporada 2022. Na abertura da chave principal, nesta quinta-feira (16), na área externa da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), Marcela e Vitória, cabeças de chave 4 e oitavas colocadas no ranking mundial, marcaram 2 sets a 0, com duplo 6/3, diante das também brasileiras Andrea do Valle e Leticia Shirozaki Cunha. Em um dia de muito sol na capital federal, no feriado de Corpus Christi, 32 jogos abriram a chave principal do torneio, que conta com os melhores jogadores do ranking mundial, no feminino e no masculino, vindos de 17 países.

Quem também confirmou o favoritismo e garantiu lugar nas oitavas de final foi a parceria formada pela brasileira Rafa Miiller, atual número 4 do mundo, e a venezuelana Patty Dias (5), ambas parceiras técnicas da Decathlon. Rafa e Patty – cabeças 2 – derrotaram por duplo 6/0 as brasileiras Nicole Casagrande e Miryam Stochiero. Outra vitória do Brasil veio com Joana Cortez (11 do ranking), que forma dupla com a italiana Veronica Visani (21) – cabeças 7. Elas ganharam da russa Liudmila Nikoian e da alemã Margarete Pelster por 2 a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (8-6).

"Sabíamos que seria uma primeira rodada muito dura. Começamos bem, vencendo com facilidade o set. No segundo, perdemos algumas oportunidades e quase que as adversárias conseguem igualar o jogo. Mas, o importante foi a vitória na estreia", afirmou Joana.

A rodada teve, também, a estreia da dupla número 1 do mundo, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, que impuseram seu jogo e ganharam da parceria do Brasil, Julianna Martins e Flávia Deboni, por 2 a 0 – 6/3 e 6/1. Já as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile – 3 e 6 do ranking – passaram pelas brasileiras Julia Cabral e Maria Eduarda Henrique por 6/2 e 6/2.

No masculino, os cabeças de chave número 1, o espanhol Antonio Miguel Gomes Viera  - líder do ranking -  e o italiano Michele Cappelletti - quarto do mundo, parceiro técnico da Decathlon – confirmaram o favoritismo e derrotaram o russo Maxim Ioni e o lituano Andrius Jurga por 6/1 e 6/1. Já o também italiano Tommaso Giovannini, jogando com o francês Theo Irigaray, dupla cabeça 4, ganhou dos brasileiros Julio Texta e Gustavo Ribeiro por 6/2 e 6/2.

As duplas brasileiras Samantha Barejan / Raquel Iotte, Livia Blasque / Bruna Goldmann, Marilia Camara / Flavia Muniz, Helena Andrade / Brunella Paiva, Ralff Abreu / Vinicius Chaparro, Daniel Schmitt / João Wiesinger, Rafael Agulha / Airton Macedo e Leonardo Branco / Daniel Mola também avançaram em Brasília.

Oitavas e quartas de final nesta sexta-feira - As disputas prosseguem nesta sexta-feira (17), com a abertura da arena às 9h. Das 10h às 14h serão realizadas as oitavas de final e, na sequência, das 15h30 às 21h, as quartas de final. No total, incluindo o quali, que classificou quatro duplas no feminino e quatro no masculino para a chave principal, o torneio reúne 120 jogadores no profissional. E conta, ainda, com 400 atletas nas chaves amadoras, vindos de diversos estados brasileiros.

O quali foi realizado na quarta-feira (15) e na manhã desta quinta. Quem esteve entre os participantes foi o jogador de futebol Rafael Moura, que vem se dedicando ao Beach Tennis desde o início deste ano e disputou pela primeira vez um torneio desse nível. Em parceria com Gustavo Gomes, perdeu por 6/2 e 6/1 para a dupla dos também brasileiros Pedro Consiglio e Tavares de Miranda.

Esta é a segunda edição do evento em Brasília que, depois do sucesso de 2021, eleita a melhor competição do ano pela ITF, volta à capital do País ainda mais forte, distribuindo a maior pontuação e a maior premiação da temporada. Foi montada uma arena de 10.000 m², com 11 quadras. Duas delas com arquibancada. Uma para 500 pessoas e outra uma superquadra para 2.000 pessoas. Mais do que um torneio, quer ser uma plataforma de experiências, com atendimento personalizado e áreas para o público como Praça de Alimentação com diversas opções, muro de escalada, miniquadra de Beach Tennis, ações de ativações com diversos brindes, Boulevard com grandes marcas e apresentações musicais.

Brasil, centro mundial do Beach Tennis - O Brasil é hoje o centro mundial do  Beach Tennis, o esporte que mais cresce no planeta. Das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, o Brasil soma 800 mil. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao redor do planeta aponta para um crescimento de mais de 2.000% do Beach Tennis desde 2008. Crescimento em que o Brasil aparece com destaque. Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no País. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, 6 serão no Brasil. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares e o País vai distribuir metade deste valor, 380 mil dólares, sendo 55 mil dólares na competição desta semana no Distrito Federal.

Uma das principais novidades para este ano é a parceria do torneio com a Decathlon, maior loja de artigos esportivos no mundo, que chega ao evento com a marca própria Sandever, especializada em Beach Tennis.  A empresa marcará presença na competição desde a bola oficial até as raquetes e redes. Todos os produtos foram desenvolvidos por praticantes e em parceria com atletas internacionais para garantir a melhor qualidade técnica e prazer na prática do esporte.

O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22 é apresentado pelo Banco BRB, com patrocínio máster da Decatlhon e apoio máster da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento tem o patrocínio da Alto Giro e da Coca-Cola Sem Açúcar, contando também com o apoio do SESC, do Grupo Lig, da Reitec Fibra, da Granado, da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, da Administração do Plano Piloto e do Hospital Brasília que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

É um evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização do Instituto Pró Brasil e promoção da Zenith Marketing.

Programação
Dia 17 (sexta) - Abertura da arena às 9h; 10h às 14h – Oitavas de Final – Chave Principal; 15h30 às 21h – Quartas de Final – Chave Principal.
Dia 18 (sábado) - Abertura da arena às 9h até 23h - com Semifinais e Finais Masculina e Feminina.
Dia 19 (domingo) - Abertura da arena às 9h até 18h - com quartas de final, semifinais e final de Duplas Mistas.

Acompanhe os jogos ao vivo: https://www.youtube.com/c/ProgramaPLAYBT/videos 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp