Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/06/2022 às 14h36min - Atualizada em 09/06/2022 às 14h36min

Mais aumento: conta de água e esgoto pode ter reajuste de 13% a partir de agosto no ES

A ARSP está propondo a criação da tarifa social coletiva, com descontos que podem chegar a 75% para usuários elegíveis

kennedyemdia.com.br
Da Redação Kennedy em Dia

Os consumidores de 53 municípios do Espírito Santo podem ter um reajuste na tarifa de água e esgoto da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan). Segundo a Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), o aumento pode chegar a 13,18%.

Na terça-feira (07), a ARSP abriu uma Consulta Pública para recolher contribuições sobre a proposta de Resolução que estabelece as tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Cesan.

A metodologia de reajuste utilizada pela ARSP para correção das perdas inflacionárias resultou em um índice de 13,18% a ser aplicado nas tarifas de água e esgoto praticadas pela Cesan a partir de 1º de agosto.

Neste índice de reajuste estão incluídos o parcelamento dos efeitos da revisão tarifária em 0,88%, que serão aplicados de 2022 a 2025, bem como os resultados da aplicação do índice de produtividade (fator X) para introduzir incentivos à eficiência, e um índice de qualidade (fator Q), com o objetivo de incorporar incentivos à melhora da qualidade do serviço.

Tarifa social pode ser criada

A ARSP também está propondo a criação da tarifa social coletiva, estendendo o benefício aos usuários elegíveis pertencentes à categoria Residencial Critério I, considerando o perfil de economia e dos hidrômetros atualmente instalados.

Os descontos da tarifa social podem chegar a 75% para os usuários residenciais inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com a comprovação dos seguintes requisitos de renda:

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp