13/03/2018 às 11h23min - Atualizada em 13/03/2018 às 11h23min

Criança com suspeita de H1N1 está internada em estado grave em Cachoeiro de Itapemirim

Ele tem pouco mais de um ano e chegou ao hospital com uma gripe forte

Folha Vitória

 

Uma criança de pouco mais de um ano está internada em estado grave no Hospital Infantil Francisco de Assis, em Cachoeiro de Itapemirim, por suspeita de gripe do tipo H1N1. De acordo com informações passadas pelo hospital, a criança chegou ao local na última sexta-feira (9) com sintomas de uma forte gripe.

O hospital disse que pelos sintomas, foi diagnosticado que poderia ser a gripe do tipo H1N1. Por conta disso, a criança foi isolada e todos os exames necessários foram feitos. O resultado ainda não saiu para confirmar a doença.

Ainda de acordo com o hospital, foi feito um protocolo sobre a doença no Ministério da Saúde. Mesmo sem o resultado do exame, a criança já está recebendo a medicação e se encontra entubada, em estado grave, mas estável. 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cachoeiro informou, por meio de nota, que já tem conhecimento do fato. Na última segunda-feira (12) foi feita a coleta para o exame. Nesta terça-feira (13), a vigilância realiza um trabalho de investigação do caso junto a creche e familiares da criança. A secretaria disse também que aguarda o resultado do exame para tomar as devidas providências.

Orientações

Tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal. Quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar, a orientação é procurar um serviço médico.

Prevenção

- Lavar sempre as mãos com água e sabão;
- Evitar colocar as mãos no rosto, em especial na boca e no nariz;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp