Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/02/2018 às 10h53min - Atualizada em 16/02/2018 às 10h53min

Depois de cinco meses, BR-101 volta a ter radares que registram velocidade no ES

Vinte aparelhos já foram instalados em trechos da rodovia. Oito deles já estão funcionando e aplicando multas a motoristas que ultrapassam o limite de velocidade

G1 ES

 

Depois de cinco meses sem fiscalização eletrônica, a BR-101 voltou a receber radares de velocidade. Vinte aparelhos já foram instalados em trechos da rodovia, no Espírito Santo. Oito deles já estão funcionando e aplicando multas a motoristas que ultrapassam o limite de velocidade. Os outros dependem da ligação de energia.

Esses 20 radares deviam ter sido instalados no primeiro ano de atuação da concessionária, a Eco 101, no Estado. Em outubro de 2017, a Justiça Federal deu um prazo de 150 dias para a concessionária fazer a instalação. Caso contrário, a Eco teria que pagar uma multa diária de R$ 50 mil.

Os outros 46 radares que eram operados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foram desligados no final do ano passado e não serão ligados novamente.

Isso, porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) liberou a Eco 101 da obrigação de operar os radares do DNIT.

A concessionária disse que não vai informar os locais onde os radares foram instalados, nem quais estão em funcionamento, mas todos os trechos com os aparelhos estão sinalizados. Na maioria, o limite de velocidade é de 60 km/h.

Apesar disso, a reportagem identificou alguns que já foram instalados. Em Cariacica, foram instalados radares no viaduto da Ceasa. Em Viana, um está na entrada de Marcílio de Noronha. No sentido Sul há um radar na altura do presídio de Xuri e outro no trevo de Guarapari. Todos os trechos foram escolhidos por conta do alto risco de acidentes.

A concessionária de energia, EDP Espírito Santo, disse que está ciente do pedido para fazer a ligação elétrica nos 12 radares que estão faltando, mas não informou quando vai fazer isso.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp