Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/02/2022 às 16h44min - Atualizada em 26/02/2022 às 00h01min

Projeto cria sistema para rastrear qualidade do biodiesel utilizado no País

Medida pretende garantir composição do combustível e reduzir índice de poluição

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/854433-projeto-cria-sistema-para-rastrear-qualidade-do-biodiesel-utilizado-no-pais/

O Projeto de Lei 134/22 cria sistema para receber denúncias, reclamações e comentários de consumidores sobre a qualidade do diesel tipo B, que possui em sua composição, além de derivados do petróleo (diesel A ou comum), uma porcentagem de biodiesel, produto fabricado a partir de milho, soja, mamona ou sorgo, por exemplo. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

O Sistema de Informação da Qualidade do Diesel B ao Consumidor Final funcionará por meio de portal eletrônico e permitirá que o público em geral possa fazer denúncias, reclamações ou relatar problemas a partir da utilização do combustível. O novo sistema, segundo o projeto, deverá ser implantado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em até 180 dias após a publicação da nova lei.

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Discussão e Votação de Propostas. Dep. Pedro Lupion DEM-PR

Discussão e Votação de Propostas. Dep. Pedro Lupion DEM-PR

Pedro Lupion: ANP deverá fazer a apuração e tomar providências

Caberá à ANP realizar a divulgação dos dados gerados a partir dos protocolos registrados pelos consumidores finais no sistema e promover a devida apuração dos fatos citados, permitindo o acompanhando dos processos pelos usuários.

O agente regulador, ao receber a comunicação de denúncia, reclamação ou problema relatado pelo usuário, deverá localizar e separar as amostras envolvidas para a devida apuração técnica.

“O objetivo é criar um canal de comunicação, onde o usuário poderá realizar denúncias, reclamações ou problemas ocasionados pela qualidade de biocombustíveis e do diesel fóssil. A ANP, a partir disso, deverá realizar a devida apuração e tomar providências para que seja possível rastrear as situações relatadas”, explica o autor do projeto, deputado Pedro Lupion (UNIÃO-PR).

“Esperamos que o setor produtivo de combustíveis bem como as empresas distribuidoras possam averiguar as causas dos problemas relatados pelos consumidores e adequá-los às boas práticas, de modo que a sociedade possa utilizar um produto com a qualidade almejada e com menor índice de poluentes”, acrescentou o deputado.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/854433-projeto-cria-sistema-para-rastrear-qualidade-do-biodiesel-utilizado-no-pais/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp