Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/02/2022 às 09h02min - Atualizada em 14/02/2022 às 10h20min

Como a alimentação pode influenciar na recuperação de pacientes com COVID-19

Nutricionista Simone Pinheiro, da clínica Higidus, em Brasília - DF, dá dicas de como ter uma vida mais saudável por meio da alimentação

DINO

A alimentação é um fator primordial na vida de qualquer pessoa. Além de manter a saciedade, ela é responsável por proporcionar nutrientes e vitaminas haja o funcionamento adequado de todo o nosso corpo. Em tempos de pandemia, se alimentar melhor é uma das formas de manter a saúde mais segura, principalmente para  pessoas expostas ao COVID-19, já que o vírus aumenta o risco de complicações em casos como diabetes, hipertensão e obesidade.

A nutricionista Simone Pinheiro, da clínica Higidus, em Brasília - DF, alerta que esta é uma oportunidade para corrigir hábitos alimentares. “Como estamos em época de pandemia, é uma chance de colocar a nossa alimentação em ordem. Como em casos de obesidade, com riscos mais graves, que por sua vez são associados por complicações que vêm de longo prazo. Além disso, esta é uma doença que pode trazer perdas importantes de nutrientes e massa muscular. Então todos indivíduos devem ser orientados a procurar hábitos saudáveis e ajustes individuais à alimentação de acordo com cada necessidade”. 

Além da boa higiene para se manter seguro do vírus, é importante que haja também o cuidado redobrado na hidratação e alimentação, mantendo os nutrientes da dieta em dia, por meio do consumo de alimentos adequados que contribuirão para o fortalecimento do sistema imunológico, para manutenção e recuperação da saúde. 

Para os pacientes que tiveram coronavírus, o profissional de saúde irá trabalhar de acordo com cada necessidade. Não existe uma dieta pré definida, porque a doença pode afetar a imunidade de cada pessoa de forma diferente. “Para pacientes que têm perda de massa muscular, aumentam o aporte de proteína, até mesmo com suplementos se for necessário. Há indivíduos que ficam internados por longos períodos e que podem desenvolver feridas na pele, então adicionamos alimentos com propriedades cicatrizantes e nutrientes, como vitamina C, zinco e arginina. Para os que tiveram o paladar afetado, fazemos estímulos com alimentos picantes para a volta do paladar”, explica Simone. 

Pinheiro ainda dá dicas de como manter uma rotina mais disciplinada com a saúde. “É importante fazer exercícios físicos constantemente, alimentar-se bem ingerindo frutas, verduras e alimentos in natura, evitando os alimentos processados. Moderar o consumo de álcool, evitar o uso de cigarros e ter um sono reparador”, afirma. Estas são algumas dicas para uma rotina mais saudável e que irão garantir uma melhor qualidade de vida. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp