Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
30/12/2014 às 12h12min - Atualizada em 30/12/2014 às 12h12min

“Vamos colocar Kennedy no lugar que ela merece”

Aqui ES

A senhora está caminhando para o terceiro ano de mandato e já consolidou uma imagem muito positiva de sua gestão no estado. Foi difícil chegar até aqui? 

Amanda: todo início de gestão é difícil, ainda que o município esteja em ordem, com as contas equilibradas e em harmonia com os demais poderes. No caso de Kennedy foi um pouco mais complicado, mas conseguimos dentro um tempo aceitável reestruturar os serviços à população, implantar novos projetos e dar importantes passos em direção ao desenvolvimento social e econômico. É um trabalho que exige paciência e muita dedicação junto à sociedade, ao governo, às instituições e à imprensa. Mas, acredito que valeu a pena porque hoje o povo de Presidente Kennedy está mais confiante e com a auto-estima renovada.

Sua relação com a câmara de vereadores também ajudou neste processo? A senhora tem o apoio da maioria? 

Amanda: sim, ajudou muito. Tenho o apoio de oito dos nove vereadores de Presidente Kennedy. É uma relação boa, construtiva e democrática. Procuro estabelecer um diálogo permanente respeitando a função para qual eles foram eleitos pelo povo. Porém, procuramos trabalhar juntos pelo desenvolvimento do município, buscando melhorias em todas as áreas, procurando valorizar o servidor e principalmente fortalecer parcerias que beneficiem a população. Os vereadores têm sido fundamentais na construção desta nova imagem de Kennedy.

Ainda sobre parcerias, a senhora teve um bom relacionamento com o governador Renato Casagrande. Quais suas expectativas para o governo paulo hartung? 

Amanda: as expectativas são as melhores possíveis. Estive com o governador eleito Paulo Hartung recentemente numa reunião com a AMUNES, em vitória, e ele foi muito receptivo não só comigo, mas com todos os prefeitos presentes, dizendo que naquele momento se consolidava nossa parceria. Temos grandes projetos para serem desenvolvidos com o apoio do governo do estado, sendo o maior deles a implantação do Porto Central. É uma obra grandiosa, de grande impacto econômico para a região sul, que merece um olhar diferenciado.

Há poucos dias o ibama liberou a licença prévia para a implantação do porto... Como o município recebeu a notícia? 

Amanda: a expectativa da população é muito grande. Afinal, serão quase cinco mil novos postos de trabalho e a possibilidade de criação de novos negócios na região. A licença prévia é um passo importante e estamos acompanhando tudo isso de perto, nos adiantando na capacitação e qualificação profissional de jovens e adultos para que seja aproveitada toda mão de obra local. Até o fim do ano serão mais de 1.500 pessoas formadas nos mais diversos cursos em áreas como mecânica, construção civil, carpintaria, informática, operador de máquinas, gastronomia e estética. Há oportunidades para todos. Os cursos são gratuitos e em horários bem flexíveis.

Com um empreendimento desta importância, é imprescindível também preparar a cidade com obras de infraestrutura urbana e rural. Como o município está se organizando para isso? 

Amanda: você tocou num ponto muito importante. Este ano conseguimos tirar várias obras do papel que vão atender a uma série de demandas da população e também para os futuros investidores no município. Vamos construir estações de tratamento de água e esgoto, uma das questões mais urgentes do município que irão beneficiar, já no início de 2015, diversas comunidades, como por exemplo Marobá, Praia das Neves, Campo Novo, Jaqueira e Areinha; e breve estaremos executando pavimentação de várias ruas nas comunidades de Santo Eduardo, Campo Novo, Areinha e São Paulo; em andamento temos a obra de pavimentação da rua Valdeína da Conceição –na sede; construção de praça saudável em Santa Lúcia, Jaqueira e Marobá; reforma praça da Bíblia; vamos reformar instituição de acolhimento; vamos reformar o ginásio Correão (palco de vários eventos na cidade); ampliar e reformar fábrica de polvilho (que vai gerar emprego e renda para moradores de Boa Esperança e Cacimbinha – uma obra parada há mais de dez anos); vamos construir casas populares em diversas comunidades; estamos construindo novas unidades de saúde em Santa Lúcia, São Salvador e Boa Esperança (com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2015), enfim, muitas obras de melhoria que vão alavancar o desenvolvimento e trazer mais qualidade de vida para o kennedense.

E a política de valorização dos servidores que a senhora instituiu de forma bastante criteriosa?

Amanda: Kennedy, assim como outros municípios que recebem royalties de petróleo, não pode utilizar esses recursos para pagamento de pessoal. O município se organizou financeiramente para conceder aumento de 12% para todos servidores; aumento do ticket de 500 para 700 reais – em dezembro 1.400,00 de ticket movimentando consideravelmente o comércio local; e aumento para agentes de saúde e comunitários (antiga reivindicação) passando o piso para r$ 1.024,00. Para o próximo ano, está no nosso planejamento: abono de r$ 1.000,00 para todos os servidores (em fevereiro); plano de saúde para os servidores; plano de carreira e plano de previdência. Importante salientar, ainda, o reajuste de 52% para os professores e cursos de capacitação para estes profissionais. Na minha avaliação, investir no servidor público é investir no atendimento à população...

A educação é um dos pontos fortes do seu governo... A senhora faz questão de frisar os investimentos na área. O que tem previsto para o próximo ano? 

Amanda: o conhecimento é algo que ninguém tira de nós. Uma vez adquirido, é um bem que levamos durante a vida inteira. Por isso falo tanto na educação porque ela tem que ser o diferencial de um município que quer se desenvolver como é o caso de Presidente Kennedy. Já falamos da valorização do professor e agora vou destacar a reforma de dezessete escolas para o próximo ano, mais reforma e ampliação de mais três. O investimento vai garantir mais comodidade para alunos e professores e também melhorar a qualidade do ensino. Hoje todos os alunos de Kennedy têm transporte gratuito, merenda de qualidade e contam com equipe multidisciplinar nas escolas formada por psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Através do prodes já oferecemos mais de 600 bolsas de estudos de ensino superior gratuitas para nossos jovens, muitos deles já formados e trabalhando em suas áreas de atuação. É muita conquista, muita coisa boa para comemorar este ano. Em janeiro já começaremos uma outra etapa que é a implantação de uma escola família agrícola gerenciada pelo mepes. Essa escola tem por objetivo formar novos técnicos agrícolas para dar continuidade ao trabalho de seus pais no meio rural. A escola vai funcionar com a pedagogia da alternância onde o aluno fica 15 dias na escola e outros 15 em sua casa, na propriedade rural da família, aplicando tudo o que aprendeu na semana. Ou seja, uma escola para resgatar o trabalho no campo. Os produtores rurais estão muito entusiasmados!

Novos negócios fomentam o turismo e a cultura na região... A cidade já está preparada para o verão?

Amanda: a programação já está fechada e as praias já estão sendo preparadas para receber os turistas da região e outros estados. As secretarias de obras, meio ambiente, segurança e cultura, turismo e esporte estão juntas trabalhando para proporcionar um verão com ótimas atrações, segurança e comodidade. Nossa programação começa no revéllon com show de flavinha mendonça e banda tomaê e no dia 24 de janeiro show nacional com o cantor tomate. Todos os fins de semanas teremos shows com bandas regionais e programação esportiva para todas as idades incluindo futevôlei, beach soccer e vôlei. Teremos ainda caminhadas, passeio ciclístico, cavalgada, torneio de pesca e um giro gastronômico com os restaurantes localizados nas praias. É uma programação para a família com total segurança e ótimas opções de lazer. Sem contar nossas praias de marobá e neves que são lindas, tranquilas, com um povo muito acolhedor. Aproveito para convidar os ouvintes para conhecer nosso litoral, vocês vão adorar e voltar muitas vezes.

Superadas as dificuldades iniciais, qual a sua avaliação deste ano em Presidente Kennedy e o que você espera para 2015? 

Amanda: minha avaliação é muito positiva em todas as áreas: social, desenvolvimento econômico, educação, infraestrutura, meio ambiente, saúde, esporte, lazer, segurança (recentemente 10 novas viaturas para a guarda municipal)... Muitas obras a serem inauguradas em 2015, uma fase otimista para o comércio com o abono para os servidores em fevereiro (1.000,00). Na área social, temos programas importantes de combate a pobreza, mas sem o viés do assistencialismo... Queremos dar oportunidades às pessoas para que elas cresçam junto o município. Os governos passam, os prefeitos mudam, mas o conhecimento fica, o desenvolvimento não pode parar, independente de qualquer governo. 2015 será um ano de muito trabalho e o kennedense pode acreditar no nosso comprometimento e total transparência. Vamos promover o orçamento participativo que discute as prioridades para a população, aponta as obras mais importantes e de interesse dos moradores. Já enviamos para a câmara um projeto de lei para implantarmos o programa menor aprendiz no município para direcionar nosso jovem no mercado de trabalho. Outra informação importante é a realização da primeira semana do comércio em Presidente Kennedy, em parceria com o sebrae, com palestras, cursos e oficinas para nossos comerciantes. Da mesma forma vamos realizar semana para o microempreendedor individual e semana dos artesãos oferecendo qualificação e capacitação... Nossa expectativa é realizar esses eventos nos meses de março, abril e maio... Tudo isso para despertar novos horizontes nos nossos comerciantes, promover nossos produtos e colocar Kennedy no lugar que ela merecer estar. Nosso povo é muito trabalhador, tem garra, quer evoluir, quer deixar para trás todo passado negativo e olhar pra frente. Ter orgulho do seu lugar, usufruir de todos os benefícios que estão por vir. Porque o melhor de Kennedy não são os royalties – porque estes um dia vão acabar, é finito – o melhor de Kennedy é o seu povo, são suas riquezas naturais (nossas praias, nosso interior que é belíssimo, nossa gente simples e acolhedora). Eu tenho muito orgulho de presidente Kennedy.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp