Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
03/10/2017 às 21h13min - Atualizada em 03/10/2017 às 21h13min

Água do mar avança sobre rio e começa racionamento no interior de Presidente Kennedy

O secretário de Obras Miguel Ângelo Qualhano disse que o rio está cheio, mas o abastecimento é interrompido sempre que a água fica salgada demais para ser tratada.

G1
Foto: Tv Gazeta

O avanço do mar sobre o Rio Itabapoana, em Presidente Kennedy, Sul do Espírito Santo, afetou o abastecimento dos moradores do interior e, com isso, o município começou a racionar água.
De acordo com o secretário de Obras Miguel Ângelo Qualhano, o rio está cheio, mas o abastecimento é interrompido sempre que a água fica salgada demais para ser tratada.

“Normalmente, a gente trabalhava na estação com 12 horas, 16 horas de captação por dia. Na semana que passou, a gente estava conseguindo captar em torno de 1 hora, no máximo, 1h20 por dia. No dia 30 de setembro, por exemplo, a gente não conseguiu captar nem uma hora de água. Então, a maré sobe, a água do rio fica salobra e fica, praticamente, impossível de captar essa água e tratar”, explicou.

O abastecimento de água da sede de Presidente Kennedy não é feito pela prefeitura, mas pela Cesan, com água do rio Muqui do Norte. Por isso, a concessionária informou que, pelo menos por enquanto, não há racionamento na sede da cidade.
Mesmo assim, o nível do rio que abastece as casas já causa preocupação. A média de consumo por habitantes, no município, é de 250 litros, quando o ideal seria de, no máximo, 150. Por isso, a orientação para todos os moradores é economizar.
“Tentar reduzir o consumo em casa, reaproveitar a água, tentar não lavar carro, rua, não lavar casa com água. A gente está vivendo um momento excepcional, em que a orientação é economizar”, orientou o secretário.

A Prefeitura de Presidente Kennedy informou que está fazendo um projeto para mudar o local de captação para um ponto mais afastado do mar, para tentar evitar o problema da água salgada, mas ainda não há previsão de água.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp