Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
20/01/2022 às 16h53min - Atualizada em 20/01/2022 às 20h00min

Projeto torna obrigatório exame para detectar abertura no céu da boca de recém-nascido

A abertura pode acarretar problemas para o recém-nascido comer e falar

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/845111-projeto-torna-obrigatorio-exame-para-detectar-abertura-no-ceu-da-boca-de-recem-nascido/
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputada Celina Leão discursa no Plenário da Câmara. Ela é loira e veste uma camisa branca e um casaco laranja

Deputada Celina Leão discursa no Plenário da Câmara. Ela é loira e veste uma camisa branca e um casaco laranja

Celina Leão: exames propostos são de fácil execução, indolores e sem custos para os serviços de saúde

O Projeto de Lei 2811/21 torna obrigatório examinar bebês, logo após o nascimento, para detecção de fissuras ou fendas palatinas – abertura na parte superior do “céu" da boca (o palato) decorrente de malformação congênita. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A deputada Celina Leão (PP-DF), autora do projeto, explica que, em razão da abertura, o recém-nascido pode ter problemas para comer e falar. Segundo ela, na maioria das vezes, o diagnóstico é no pré-natal, por ultrassonografia, mas uma parte significativa dos casos só é diagnosticada após o nascimento.

“Os exames propostos são de fácil execução, indolores e sem custos para os serviços de saúde. O primeiro é a simples inspeção do 'céu' da boca, que pode ser realizado juntamente com o teste da linguinha, que já obrigatório por força da Lei 13.002/14”, diz a autora.

“O segundo é apenas a palpação delicada do céu da boca, utilizando a polpa digital do quinto dedo, para verificar se por trás de uma mucosa aparentemente íntegra, há uma fissura oculta”, conclui.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/845111-projeto-torna-obrigatorio-exame-para-detectar-abertura-no-ceu-da-boca-de-recem-nascido/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp