Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/01/2022 às 10h48min - Atualizada em 18/01/2022 às 14h00min

Proposta torna crime hediondo o ato de orientar pessoa inimputável a cometer delito penal

Crime hediondo é inafiançável e insuscetível de anistia e liberdade provisória

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/844406-proposta-torna-crime-hediondo-o-ato-de-orientar-pessoa-inimputavel-a-cometer-delito-penal/
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputado Valtenir Pereira discursa no Plenário da Câmara

Deputado Valtenir Pereira discursa no Plenário da Câmara

Valdenir Pereira chamou de "covarde" quem induz incapaz ao cometimento de crime

O Projeto de Lei 2591/21 classifica como crime hediondo o fato de alguém orientar pessoa inimputável a praticar crime doloso, previsto no Código Penal, em casos onde a pena mínima seja de cinco anos de reclusão.

A pessoa inimputável é aquela que não compreende a ilicitude de sua conduta, em razão de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto. Os menores de 18 anos também são penalmente inimputáveis.

O autor da proposta, deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), disse que o projeto pretende dar uma “efetiva resposta criminal para comportamento reprovável, hipótese da chamada autoria mediata”. Ainda segundo ele, citando o jurista Heleno Cláudio Fragoso, “não é apenas o que realiza diretamente a ação ou omissão que configura o delito, mas também quem a realiza através de terceiro que atua sem culpabilidade”.

Valtenir Pereira classificou como “torpe e covarde” o ato de “lançar mão de pessoa que não pode responder criminalmente, para atingir desígnios delitivos”.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/844406-proposta-torna-crime-hediondo-o-ato-de-orientar-pessoa-inimputavel-a-cometer-delito-penal/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp