10/01/2022 às 10h55min - Atualizada em 10/01/2022 às 10h55min

ES tem 38 alertas vigentes para alagamentos e deslizamentos de terra. Veja cidades

Por conta do grande volume de chuva, o rio que corta a cidade de Castelo, no Sul do Estado, transbordou

Imagem- Cidade de Castelo

O Espírito Santo tem 38 alertas de risco alto e moderado para alagamentos e deslizamentos de terra, causados pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde a última sexta-feira (07). A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e foi divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta segunda-feira (10).

Segundo o Cemaden, Ibatiba, Cachoeiro de Itapemirim, Ibitirama, Guaçuí e Iúna estão com alto risco de deslizamento de terra. Linhares, Colatina, Alegre, Baixo Guandu e Cachoeiro tem alerta para inundações, em risco alto.

Em risco moderado para deslizamento de terra, estão as cidades de Santa Maria de Jetibá, Muqui, Alfredo Chaves, Alegre, Brejetuba, Afonso Claudio, Aracruz, Guarapari, Castelo, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro, Anchieta, Piúma, Conceição do Castelo, Linhares, Muniz Freire, São José do Calçado, Domingos Martins, Marechal Floriano, Atílio Vivacqua e Pancas.

Já as cidades de Rio Bananal, Ecoporanga, Ibatiba, Castelo e Afonso Claudio estão em risco moderado para alagamentos.

As chuvas intensas já fizeram com que centenas de famílias saíssem de suas casas. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 6h desta segunda-feira (10), são 371 desalojados e 17 desabrigados.

O boletim aponta que o número de desalojados são de 19 em Afonso Cláudio, 2 em Alegre, 78 em Bom Jesus do Norte, 100 em Ibatiba, 160 em Castelo e 12 em Mimoso do Sul. Já a quantidade de desabrigados são 4 em Muqui, 2 em Afonso Cláudio, 5 em Bom Jesus do Norte e 6 em Apiacá.

Segundo dados do Cemaden, o município de Ibatiba foi o que registrou o maior volume de chuva em 24 horas: 95 milímetros. Na Região Metropolitana, Guarapari registrou o maior volume de chuva: 35,6 milímetros.

Veja os municípios do ES em que mais choveu em 24 horas

Ibatiba - 95.0
Pancas - 93.8
Ibitirama - 63.4
Iúna - 63.0
Afonso Cláudio - 57.9
Irupi - 53.0
Castelo - 50.4
Venda Nova do Imigrante - 46.2
Muqui - 45.8
Cachoeiro de Itapemirim - 43.3
Mimoso do Sul - 40.8
Guaçuí - 37.0
Guarapari - 35.6
Alegre - 35.4
Itapemirim - 35.0

Por conta do grande volume de chuva, o rio que corta a cidade de Castelo, no Sul do Estado, transbordou. Ruas ficaram inundadas e várias pessoas precisaram sair de casa.

Em Cachoeiro de Itapemirim, o nível do Rio Itapemirim também subiu. De acordo com levantamento da Defesa Civil Municipal, por volta das 18h deste domingo, o nível chegou a 2,60 metros acima do leito.oramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp