Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
02/12/2021 às 10h50min - Atualizada em 02/12/2021 às 11h20min

Casal soropositivo pode gerar um bebê um bebê com segurança

Especialista em reprodução humana, Dra. Paula Fettback explica como isso é possível

DINO
http://www.clinicamae.com.br

Em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Atualmente, cerca de 920 mil brasileiros vivem com o HIV e, felizmente, o número de casos de infecção pelo vírus está em queda no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Outra boa notícia é que, graças aos avanços da ciência, muitas dessas pessoas seguem no dia a dia com bastante qualidade de vida, inclusive, realizando o sonho de ter filhos biológicos.

"Com o devido acompanhamento médico e o uso de procedimentos e medicamentos certos, a concepção de um bebê, por meio de homem, mulher ou casal soropositivo, pode acontecer com extrema segurança para a criança", explica Dra. Paula Fettback, especialista em reprodução humana.

Para evitar todas as possibilidades de que o vírus de um ou dos dois parceiros seja transmitido para a criança, recomenda-se - dependendo do caso - a inseminação intrauterina ou fertilização in-vitro (FIV), pela qual o óvulo da mulher é coletado para ser inseminado artificialmente em laboratório especializado, antes de retornar ao útero para a gestação. Nesse processo, a Dra Paula Fettback destaca que é preciso considerar algumas questões:

Quando o homem é soropositivo
Antes da inseminação, é necessário realizar a lavagem seminal. Na prática, esse procedimento consiste em coletar o sêmen de um homem soropositivo e colocá-lo em uma centrífuga que separa os sêmens contaminados com HIV dos livres do vírus. Após essa triagem, os sêmens são preparados para serem inseminados na mulher por meio da FIV, em caso de mulheres soropositivas, e inseminação intrauterina, quando a mulher está livre de vírus.

Quando a mulher é soropositiva
Nesse caso, o primeiro passo é realizar uma avaliação da saúde da mulher para verificar a extensão da carga viral. Dessa forma, verifica-se se a mulher está saudável e apta a reproduzir. Caso confirme-se que a gestação é viável, coleta-se o sêmen do homem para a realização da inseminação, com o cuidado de realizar a lavagem seminal no caso de homens soropositivos. Para garantir que o bebê não seja infectado, é recomendado evitar tanto o parto natural quanto a amamentação.

Durante toda a gestação é fundamental que haja o acompanhamento clínico do desenvolvimento da gravidez e da saúde do casal e do bebê. "Acredito ser prudente, ainda, que, depois do nascimento do filho, as equipes médicas acompanhem a família por, pelo menos, 10 anos, verificando o desenvolvimento do filho e de sua saúde de maneira geral", recomenda Fettback.



Website: http://www.clinicamae.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp