Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/11/2021 às 18h52min - Atualizada em 24/11/2021 às 00h00min

Tartaruga de Pedra: romance escrito por Virgili Costa e finalizado por seu filho será lançado durante a Feira do Livro de Caxias do Sul

História se passa na década de 1950 e mistura elementos autobiográficos e ficcionais

SALA DA NOTÍCIA Arthur Janrier
Acervo Pessoal

Antes de falecer no final de 2020 em decorrência da Covid-19, o médico e ex-vereador de Caxias do Sul, João Carlos Virgili Costa havia escrito o seu primeiro romance, intitulado Tartaruga de Pedra. A obra foi finalizada por Marcelo Costa, editor do livro, filho de Virgili e proponente do projeto aprovado pelo Financiarte, e será lançada na Feira do Livro de Caxias do Sul deste ano.

 

A história se passa durante a década de 1950, em uma pequena cidade que faz fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Nela, uma criança é diagnosticada com um grave problema cardíaco e a única possibilidade de salvação é submeter-se a uma cirurgia na capital Porto Alegre. A partir disso, o livro narra os conflitos dessa criança que, ao mesmo tempo em que está descobrindo a vida, depara-se com a realidade cruel de uma doença que pode ser fatal.

 

Além de um testemunho pessoal do autor, que também atuou como cirurgião-pediatra por cerca de 40 anos, Tartaruga de Pedra promete ser uma conversa franca direcionada a todos, especialmente àqueles que estão passando ou já passaram por uma situação semelhante à da história.

 

Segundo Marcelo Costa, não se trata de uma obra póstuma, mas de colocar em prática algo que já estava em andamento. “Meu pai escreveu o livro antes de falecer, tendo participado de todas as etapas de revisão e aprovação. As únicas partes que - certamente a contragosto - ficou impossibilitado de dar sua opinião foram no posfácio e na capa, que só foram escolhidos com o desdobramento do edital para o Financiarte. Se a ausência dele atribui novos sentidos ao personagem, certamente a publicação de Tartaruga de Pedra acrescenta um novo elemento na sua vida”, conclui. 

 

 

Sobre o autor

João Carlos Virgili Costa nasceu em 1947 na cidade de Itaqui, Rio Grande do Sul, fronteira do Brasil com a Argentina. Radicado em Caxias do Sul, atuou na cidade por mais de 40 anos como pediatra e clínico geral. Neste período, manteve uma constante atuação política, o que o levou a exercer dois mandatos como vereador. Sempre acreditou na medicina como instrumento de justiça social.

 

Tartaruga de Pedra é seu primeiro romance. Outros detalhes sobre o livro podem ser encontrados no site da produtora indionomade ou entrando em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Tartaruga de Pedra”, de João Carlos Virgili Costa

Quando: Sábado, dia 27 de novembro, às 18h

Local: 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul, estande das livrarias Do Arco da Velha e Maneco

Valor: R$ 30,00

Financiamento: Financiarte


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp