Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/11/2021 às 18h57min - Atualizada em 20/11/2021 às 00h01min

Comissão aprova proposta que autoriza poder público a cobrar por oferta de dados em tempo real

Os serviços de dados em tempo real deverão ter caráter complementar a outros de acesso gratuito e universal

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/829160-comissao-aprova-proposta-que-autoriza-poder-publico-a-cobrar-por-oferta-de-dados-em-tempo-real/

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2224/21, que permite ao poder público cobrar pelo custo de serviços específicos de dados em tempo real fornecidos a pessoas jurídicas ou setores da economia.

Para que a cobrança seja permitida, os serviços de dados em tempo real deverão ter caráter complementar a outros de acesso gratuito e universal, e custo de fornecimento que exija gastos extras para o órgão provedor das informações.

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Ciência E Tecnologia, Comunicação E Informática. Dep. Vitor Lippi PSDB-SP

Ciência E Tecnologia, Comunicação E Informática. Dep. Vitor Lippi PSDB-SP

Lippi: medida pode estimular a circulação de dados de interesse público

Os valores arrecadados deverão ser aplicados exclusivamente na manutenção dos sistemas de origem dos dados e na ampliação dos canais de transparência e de dados abertos do órgão fornecedor.

O projeto é do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e foi relatado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que apresentou parecer favorável. Para ele, a medida pode estimular a circulação de dados de interesse público que hoje não estão acessíveis devido ao alto custo de processamento, como informações meteorológicas.

“Assim, elimina-se mais uma barreira no acesso à informação”, disse Lippi.

Valores
O projeto altera a Lei do Governo Digital. De acordo com o texto, os valores cobrados deverão ser fixados a partir de critérios objetivos, transparentes e verificáveis, e se limitar a ressarcir despesas decorrentes do fornecimento do serviço de interoperabilidade de dados.

Cada órgão deve regulamentar o fornecimento de dados nessa modalidade, seguindo requisitos básicos como não afetar a transparência ou a qualidade do acesso aos dados fornecidos de forma gratuita.

Não haverá cobrança de ressarcimento nos casos em que a demanda por serviços complementares de dados em tempo real partir de órgãos governamentais. Para as instituições acadêmicas ou sem fins lucrativos, micro e pequenas empresas e startups poderá ser concedida gratuidade ou definida cobrança diferenciada.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/829160-comissao-aprova-proposta-que-autoriza-poder-publico-a-cobrar-por-oferta-de-dados-em-tempo-real/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp