Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/11/2021 às 10h55min - Atualizada em 16/11/2021 às 12h00min

Proposta amplia limites de dedução do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/820943-proposta-amplia-limites-de-deducao-do-imposto-de-renda-para-projetos-culturais-e-esportivos/
Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - PL 472/2007 - Autoriza os Estados Federados e o Distrito Federal a explorar loterias. Dep. Fábio MitidieriPSD - SE

Audiência Pública - PL 472/2007 - Autoriza os Estados Federados e o Distrito Federal a explorar loterias. Dep. Fábio MitidieriPSD - SE

Fábio Mitidieri: "Limites atuais foram definidos há mais de uma década"

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 88/21 amplia a parcela do Imposto de Renda (IR) devido que as pessoas físicas e jurídicas podem destinar para projetos desportivos, paradesportivos e culturais, a título de patrocínio ou doação.

“Os limites atuais foram definidos há mais de uma década, sendo imprescindível sua ampliação em pelo menos quatro pontos percentuais”, afirma o autor do projeto, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE).

Pelo texto, a dedução das pessoas físicas, para aplicação em projetos desportivos e paradesportivos, sobe de 1% para 5%, e das pessoas jurídicas de 6% para 10%.

Em relação à cultura, as pessoas físicas poderão direcionar, no mínimo, 10%, do IR devido para projetos culturais. Para as pessoas jurídicas, o percentual mínimo é de 8%. Hoje, a Lei Rouanet estabelece que os percentuais serão fixados anualmente pelo presidente da República.

Por fim, amplia de 6% para 10% a soma das deduções dirigidas aos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e conselhos do Idoso (municipais, estaduais e nacional), e projetos culturais, inclusive audiovisuais.

A proposta de Mitidieri altera três leis: Lei de Incentivo ao Esporte, Lei Rouanet e Lei 9.532/97.

Tramitação
O projeto será analisado nas comissões de Cultura; Esporte; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Conheça a tramitação de projetos de lei complementar



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/820943-proposta-amplia-limites-de-deducao-do-imposto-de-renda-para-projetos-culturais-e-esportivos/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp