26/10/2021 às 19h22min - Atualizada em 27/10/2021 às 00h01min

Deputados aprovam criação do dia nacional dos trabalhadores da Cultura

Proposta é oriunda de sugestão à Comissão de Legislação Participativa

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/821025-deputados-aprovam-criacao-do-dia-nacional-dos-trabalhadores-da-cultura/
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O Papel e as Contribuições da Comissão de Legislação Participativa (CLP) em Defesa da Democracia. Dep. Waldenor PereiraPT - BA

O Papel e as Contribuições da Comissão de Legislação Participativa (CLP) em Defesa da Democracia. Dep. Waldenor PereiraPT - BA

Waldenor Pereira, presidente da Comissão de Legislação Participativa

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) a criação do Dia Nacional dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas e Conexas, a ser comemorada na 2ª segunda-feira do mês de maio. O Projeto de Lei 4353/08 agora segue para o Senado Federal.

A proposta é derivada de uma sugestão feita à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais e Recreativas no Estado de Minas Gerais (Sugestão 116/08).

Presidente da Comissão de Legislação Participativa, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) destacou que a proposta é aprovada quando o colegiado celebra vinte anos de existência. “É uma comissão que faz uma ponte entre o Parlamento e segmentos organizados da sociedade brasileira, recebendo sugestões para transformá-las em propostas legislativas e, por fim, em lei”, disse. Ele destacou ainda que o lazer é direito social e a proposta faz uma justa homenagem aos trabalhadores.

O líder do PT, deputado Bohn Gass (PT-RS), também destacou o papel do colegiado. “Em reconhecimento ao trabalho das entidades que compareceram à Comissão de Legislação Participativa, em respeito a essa democracia, à participação popular, nada mais justo”, destacou.

A líder do Psol, deputada Taliria Petrone (Psol-RJ) afirmou que a Comissão de Legislação Participativa é “um instrumento fundamental” de democracia e de participação popular nos rumos das decisões tomadas na Câmara dos Deputados.

Para o deputado Luizão Goulart (Republicanos-PR), trata-se de um importante reconhecimento. “Este é um momento oportuno para instituir esse dia comemorativo, principalmente, para esses setores que foram muito prejudicados na pandemia”, afirmou.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/821025-deputados-aprovam-criacao-do-dia-nacional-dos-trabalhadores-da-cultura/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp