Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/10/2021 às 15h21min - Atualizada em 26/10/2021 às 15h21min

Alunos recebem orientação sobre o Serviço de Orientação Profissional

Da Redação

Os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino estão recebendo informações sobre o Serviço de Orientação Profissional, conhecido como SOP, e também sobre o Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior e Técnico de Presidente Kennedy (Prodes).

Criado em 2005, o Prodes é o programa municipal de incentivo a profissionalização que oferta bolsas para quem deseja qualificação. Agora, para ingressar no programa, os candidatos precisam passar pelo SOP, serviço que vai orientá-los na escolha do curso.

“Muitos alunos que estão hoje terminando o ensino médio estavam com 1, 2 ou 3 anos de idade quando o PRODES surgiu. Imaginar que esse Programa se faz vivo depois de todo esse tempo, podendo beneficiar os munícipes que praticamente nasceram junto com o PRODES, é algo prestigioso para o nosso município”, comenta Leonardo Furquim, psicólogo responsável pelo Serviço de Orientação Profissional (SOP).

O SOP visa orientar o candidato(a) a bolsa de estudos, quanto a escolha profissional, auxiliando o mesmo a considerar características pessoais, não realizar escolha precipitada e refletir melhor quanto a escolha baseada em desejos e vontades familiares, já que estes são os principais erros cometidos pelos candidatos.

“Nosso objetivo é produzir autoconhecimento, identificando os principais interesses, as motivações e habilidades do candidato”, declara Leonardo. O psicólogo explica ainda que, quando a carreira escolhida não casa com o perfil predominante do aluno, ele tem oportunidade de rever a sua escolha. “O meu papel é ajudar nesse processo de madurecimento, uma etapa importante na vida do aluno”.

Em novembro as inscrições para realização do SOP serão abertas. Além dos estudantes da rede municipal de ensino, o serviço será ofertado a todos com interesse e ingressar no ensino superior e técnico. “Entendemos que nem todos os interessados em conseguir a bolsa estão em sala de aula, na rede pública de ensino. Existe os alunos da rede particular de ensino, e os alunos que terminaram o terceiro ano e não ingressaram imediatamente na faculdade ou no curso técnico. Portanto, esse chamado em novembro, será para assegurar oportunidade a todos”, finaliza Leonoardo.

Importante destacar que os interessados em ingressar já podem retirar o requerimento do SOP no Prodes, para dar início a essa nova etapa. O Prodes está localizado da Praça Manuel Fricks, s/n, Térreo, Residencial Baiense, Centro, horário de funcionamento das 8:00 as 17:00.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp