Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/10/2021 às 09h14min - Atualizada em 19/10/2021 às 10h00min

Inscrições abertas para o maior fórum do país sobre os Objetivos Globais da ONU

O Fórum Brasil ODS 2021 será promovido de 5 a 7 de novembro no formato híbrido, em Florianópolis (SC), e busca estimular o debate e o intercâmbio de conhecimento acerca da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Devido à pandemia, as vagas presenciais são limitadas e haverá passaporte de vacina para garantir a segurança dos participantes.

DINO
https://forumbrasilods.com.br

Assuntos como Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar, Diversidade e Inclusão, além de temas com foco para o setor empresarial, como ESG (Boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa), estarão em destaque na programação do Fórum Brasil ODS 2021. O Fórum é uma realização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, e será realizado no formato híbrido (uma parte presencial e outra online), para garantir o distanciamento social e preservar a saúde dos participantes. O evento irá contar com a participação de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) presentes no Brasil como a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura; o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; e com o programa de sustentabilidade corporativa da ONU, a Rede Brasil do Pacto Global. As inscrições podem ser realizadas no site https://forumbrasilods.com.br/.

Agências da ONU

Além disso, o evento terá palestras e apresentações de casos de sucesso na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), levando em consideração as dimensões da sustentabilidade, a ambiental, a social e a econômica. “Durante três dias, o Fórum irá reunir especialistas nacionais e internacionais em um encontro que reforça a importância da Agenda 2030 para o Brasil e para o planeta, além de difundir a relevância da aplicação dos ODS no país, trazendo muito conteúdo e exemplos práticos de aplicação dos ODS em empresas, organizações e comunidades”, explica Gilson Zimmermann, Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS SC.

Programação

Entre os convidados, o Fórum Brasil ODS irá receber nomes como o de Paulo Artaxo, membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), membro da Academia Mundial de Ciências e vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, que irá falar sobre mudanças climáticas, sustentabilidade global e da Amazônia. No encontro também haverá apresentação de casos internacionais, como projeto de economia solidária na Angola; novas tecnologias de modificação genética para a agricultura, tema que será apresentado pela cientista Sarah Agapito – Pesquisadora Sênior do Genok – Centro de Biossegurança na Noruega, entre outros cientistas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. No palco do Fórum, o público terá a oportunidade de ouvir a jovem ativista indígena Samela Awiá, que irá falar sobre a importância dos Povos Indígenas para uma Amazônia viva, além de exemplos de inclusão e diversidade. Nomes como o de Ricardo Voltolini, pioneiro em sustentabilidade empresarial no Brasil, que irá abordar sobre ESG, bem como Thomas Eckschmidt, autor do livro Capitalismo Consciente, publicado por Harvard, que irá falar sobre como criar um capitalismo mais consciente através dos ODS. A programação completa pode ser acessada no site oficial do Fórum.

Protocolos de Segurança

A parte presencial do evento será realizada no Hotel SESC Cacupé e terá limite de até 200 participantes. A empresa que está produzindo o evento, a SB + Eventos irá adotar os protocolos de segurança vigentes estabelecidos pelo Governo do Estado de SC. “Como forma de precaução, estamos trabalhando com o pior cenário da pandemia, considerando que novembro estaríamos com o mapa vermelho. Atenderemos todas as medidas como distanciamento, uso de máscaras, passaporte de vacinação, entre outras para garantir a segurança de todos e realizarmos um grande evento”, comenta Zimmermann.

Evento sustentável

Para que o Fórum Brasil ODS 2021 tenha uma pegada mais sustentável, o Movimento Nacional ODS SC está contando com a parceria da empresa Rastro Sustentabilidade, que irá auxiliar nas estratégias e execução das ações de sustentabilidade do evento. “A proposta será articular o programa Lixo Zero do evento junto ao SESC Cacupé, além de organizar informações sobre a pegada do evento e executar a compensação junto à organização APREMAVI, por meio de plantio de mudas nativas para neutralizar o carbono emitido com a realização do evento”, explica Zimmermann.

 

Prêmio ODS SC

No primeiro dia de Fórum, será realizada a entrega do Prêmio ODS SC 2021. O Prêmio visa reconhecer e divulgar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas por Signatários do Movimento Nacional ODS SC. O Prêmio irá reconhecer as melhores iniciativas de empresas, instituições de ensino, organizações de classe, organizações da sociedade civil, poder público e pessoas físicas, e que estejam alinhadas às metas dos ODS.

  

Realização

O Fórum Brasil ODS 2021 é uma iniciativa do Movimento Nacional ODS SC e conta com a produção da SB + Eventos. Tem o patrocínio da Fisher, da AMBEV, BRDE - Banco Regional de Desenvolvimen to do Extremo Sul, Engie e Portonave. Conta com a parceria institucional da Armazém Água Mineral, da Calion Group Service, da Fadel Palestrantes, da Hubri e do SESC Fecomércio SENAC. Tem ainda o apoio institucional da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da Rede Brasil do Pacto Global.

O Movimento Nacional ODS SC é um movimento social constituído por voluntários, e busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. A missão do Movimento é facilitar a incorporação dos ODS  e da Agenda 2030 no dia a dia das pessoas e na prática das organizações. 

Os ODS surgiram em 2015, quando representantes de Estados-membros da ONU se reuniram e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, os países se comprometeram a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030, sem deixar ninguém para trás. A Agenda 2030 é um plano de ação que possui 17 objetivos e 169 metas para auxiliar os países a garantirem um desenvolvimento sustentável em conformidade com o fundamento da dignidade da pessoa humana e o princípio ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Mais informações em: https://sc.movimentoods.org.br/.

 

 

 

 



Website: https://forumbrasilods.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp