Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/07/2016 às 10h56min - Atualizada em 19/07/2016 às 10h56min

Amanda lidera com 50,3% contra 22,3% de Reginaldo Quinta

Aqui Notícias

 

De maneira pioneira, o Instituto Futura divulga uma pesquisa sobre o quadro eleitoral em Presidente Kennedy. Contratada pelo Grupo Folha do Caparaó Comunicações (jornais Aquinoticias e Folha do Caparaó e portal aquinoticias.com), em um cenário hipotético os números mostram que a atual prefeita, Amanda Quinta Rangel (PSDB), lidera com 50,3% das intenções estimuladas de votos.   

Bem distante da prefeita, aparece o ex-prefeito Reginaldo Quinta (PMDB) com 22,3% das intenções de votos. Em terceiro, o nome preferido dos entrevistados é o também ex-prefeito Aloísio Corrêa (PR), com 3,8%. Por último, o vereador Bruno Silva (o Brunão do Povo), do PHS, tem 1,5%. Já os que não sabem em quem votar, não responderam ou estão indecisos somam 17,8%. E os votps em Branco, nulos ou em nenhum deles somam 4,5%.  

A pesquisa foi realizada do dia 1º a 3 de julho, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número ES 5042/2016. Foram realizadas 400 entrevistas. A margem de erro é de 4,82% para mais ou para menos e a confiabilidade é de 95%.

 

Prefeita também lidera na espontânea  

Na pesquisa espontânea – quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados – a prefeita Amanda Quinta Rangel também lidera. A pré-candidata aparece com 40%. Em segundo está Reginaldo Quinta com 15,8%. O terceiro colocado é Aloísio Corrêa com 1%. Já o vereador Brunão do Povo não é citado. Não sabem, não responderam e indecisos somam 37,3% e Ninguém/Branco/Nulo 6,0%.

 

Rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição dos nomes apresentados. A pergunta foi: em qual destes candidatos você não votaria em nenhuma hipótese para a Prefeitura de Presidente Kennedy? Dos quatro pré-candidatos, Aloísio Corrêa lidera com 25,5%. Depois aparece Brunão do Povo com 22%. Reginaldo Quinta vem em terceiro com 8,8%. E com a menor rejeição aparece Amanda Quinta Rangel com 8%. Já 1,3% dizem rejeitar todos e 39,5% não rejeitam ninguém. Não sabem ou não responderam somam 2,8%

 

Amanda X Reginaldo   

A Pesquisa Futura também mediu o cenário com apenas dois nomes. Em um possível confronto direto entre Amanda Quinta Rangel e Reginaldo Quinta, a prefeita também leva uma grande vantagem. Ela aparece com mais que o dobro de intenções de votos sobre o ex-prefeito. A mandatária tem 52,8% de intenções de votos contra 25,8% do principal concorrente. Já os que não sabem, não responderam e indecisos somam 18,3%, enquanto Ninguém, Branco e Nulo somam 3,3%.

  

Análise do editor

Os números iniciais da pesquisa mostram que a prefeita Amanda Quinta Rangel aproveitou bem a primeira chance que teve para governar a cidade. Oriunda do grupo político do seu tio e hoje principal adversário, Reginaldo Quinta, ela parece ter se cercado de pessoas técnicas e qualificadas para dar um norte administrativo. O resultado disso são os altos índices de preferência popular e caso resolva concorrer à reeleição, é favorita.

Interessante lembrar que a prefeita iniciou seu governo após uma intervenção, quando o ex-prefeito foi preso juntamente com dezenas de acusados de corrupção e sequer conseguiu terminar o mandato. Apesar do caos administrativo, com sucessivas crises no abastecimento de água, na coleta de lixo e na merenda escolar, e com cerca de 3 mil processos administrativos em cima da mesa, Amanda não perdeu a calma e, cautelosamente e criteriosamente, foi matando um leão a cada dia.

Outro momento de dificuldade foi quando a seca e uma praga de lagartas obrigaram o município a tomar medidas administrativas enérgicas em favor do homem do campo. Enfim, após dois anos de problemas sucessivos, a prefeita pôde finalmente colocar em prática seu modelo de governo, ouvindo a população através das audiências públicas e executando obras e serviços que antes eram apenas sonhos.

Mas o grande trunfo, a grande jogada, sem a qual nada disso seria possível, foi o rompimento político com o ex-prefeito e tio, Reginaldo Quinta. Sem tal decisão, difícil, mas necessária, Amanda estaria até hoje presa umbilicalmente a um político que amarraria sua gestão às marcas e imagens do passado. Imagem que definitivamente precisa ficar no passado.

 

Parceria inédita com a Futura

 A partir desta pesquisa divulgada hoje, o Grupo Folha do Caparaó e a Futura Consultoria e Pesquisa selam uma parceria que traz bons frutos ao Sul do Estado e toda Região do Caparaó. Como mesmo explica o diretor Elias Carvalho Soares, à exceção de Cachoeiro de Itapemirim, todas as cidades deste eixo podem ter seus números eleitorais publicados.

“Consolidamos uma parceria importante que teve o início hoje, mas que não para por aqui. Já temos a publicação de pesquisas em nossos veículos como uma marca consolidada ao longo do tempo, mas com a Futura junto conosco ganhamos um novo peso. Já estamos estudando a próxima cidade a ter seus números eleitorais divulgados”, disse.

 

Porque Presidente Kennedy?    

O diretor Elias Carvalho Soares explica também porque a pesquisa começou por Presidente Kennedy. “Simples: é uma cidade que está em evidência nacional e estadual e que gera bastante interesse comercial e empresarial. Está perto de Cachoeiro, polo desenvolvimentista da região, e está perto de receber um dos maiores investimentos do Espírito Santo: o Porto Central. Então, há um grande interesse empresarial e político nesses números”, disse. 

 

Mais Informações

A publicação com os números eleitorais é apenas o início da divulgação da pesquisa Futura. Nas próximas edições o jornal traz mais detalhes levantados em Presidente Kennedy. Entre eles, como o kennedenses avaliam a administração da prefeita Amanda Quinta Rangel e os serviços prestados.  


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp