Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/09/2021 às 18h08min - Atualizada em 16/09/2021 às 20h20min

Limpeza correta da língua é aliada da saúde bucal

Os raspadores de língua viraram febre nas redes sociais e, segundo especialista, realmente podem ser importantes aliados na higiene da boca

DINO
https://redeortoestetica.com.br/

Quando se trata de higiene bucal, a limpeza da língua é tão importante quanto a escovação e uso do fio dental. Capaz de remover o acúmulo de placa bacteriana e a saburra lingual, o hábito pode prevenir algumas das piores doenças que acometem os dentes, como a cárie, tártaro e outras. Além disso, quando a língua não é higienizada corretamente, há maiores chances de desenvolvimento do mau hálito. De acordo com estudo científico divulgado na American Academy of Periodontology, estima-se que aproximadamente 85% de todos os casos de halitose têm sua origem na boca. Destes, 50% são causados justamente ​​por resíduos que ficam na língua.

Segundo Kátia Barros Dantas, dentista e franqueada da Ortoestética em Pernambuco, a língua pode acumular bactérias entre suas papilas, que produzem compostos causadores de mau hálito. "Por isso, a limpeza da língua deve ser incorporada como um dos passos de escovação, que deve ser feita após cada refeição. É importante ressaltar, no entanto, que a limpeza da língua deve ser feita pelo menos uma vez ao dia, podendo ser feita na escovação da noite", explica.

Para a dentista, esse hábito deve ser incorporado deste a infância. "Crianças também devem ser estimuladas a incluir a limpeza da língua em sua escovação. Primeiro, com o objetivo de eliminar as bactérias causadoras do mau hálito, mas também com o intuito de incluir este hábito desde cedo na sua rotina diária", completa Kátia. Em relação aos raspadores de língua, que recentemente viraram febre na internet, sendo indicados por diversos influenciadores, a franqueada da Ortoestética afirma que a utilização desse produto é eficaz e potencialmente superior a utilização da escova de dente.

"Um estudo publicado no Journal of Periodontology mostra que os raspadores de língua podem ser até mais eficientes na limpeza deste órgão do que a escova de dentes utilizada sozinha. Seu uso deve ser feito ao final da escovação. Deve-se adaptar o raspador na parte de traz da língua e passar no sentido de trás para frente. Antes de repetir a manobra, lave o raspador para remover o resíduo", orienta.

Para a dentista, os raspadores mais indicados, em geral, são aqueles que possuem um formato parecido com o da língua e que não sejam muito grossos. "Esse é o raspador ideal, principalmente para melhor se acomodar ao fundo da boca sem causar tanto desconforto", finaliza.

 



Website: https://redeortoestetica.com.br/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp