Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/06/2021 às 08h17min - Atualizada em 28/06/2021 às 09h20min

Como a mobilidade urbana interfere no desenvolvimento da primeira infância

Trajeto entre a casa e a escola influencia na forma como as crianças aprendem e percebem o mundo

DINO
https://www.cidadessustentaveis.org.br/inicial/home

A primeira infância compreende o período que se inicia na gestação e vai até aos seis anos de idade. As experiências vivenciadas nesses primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento da criança e a formação do indivíduo como um todo, afetando o potencial de aprendizado e a saúde física e emocional durante toda a vida.

Por isso, garantir um ambiente favorável para o cotidiano de bebês e crianças significa proporcionar melhores condições para o futuro das cidades. A mobilidade urbana também possui um papel importante na primeira infância, uma vez que, em seus deslocamentos, as crianças estão formando conexões com a cidade de maneira contínua.

Calçadas largas e acessíveis, passagens seguras para a travessia, redução na velocidade das vias e a construção de rotas interativas são algumas das práticas que as cidades podem aplicar para melhorar a experiência da primeira infância.

Da casa à escola

O estudo "Primeiros passos: mobilidade urbana na primeira infância", desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), aponta como a estrutura do trajeto de casa até a escola, seja a pé ou por meio de algum transporte, influencia diretamente no modo como as crianças aprendem e percebem o mundo.

Conforme a pesquisa, a caminhada é o modo de transporte mais usado para trajetos cotidianos dentro do próprio bairro, fortalecendo a relação e a conexão das crianças com a cidade. Isso porque os espaços públicos oferecem diversos estímulos sensoriais que impulsionam os processos de aprendizagem e o desenvolvimento global da criança. Assim, elementos e mobiliários lúdicos podem potencializar esses fatores, como a presença de vegetação, paisagismo, cores e texturas nos muros ou nas calçadas.

As viagens de transportes, sejam eles públicos ou privados, oferecem oportunidades para que crianças e bebês possam sair dos espaços restritos de suas residências e interagir com os mais diversos ambientes. Desse modo, a infraestrutura dos meios de transporte deve ser receptiva às necessidades encontradas na primeira infância, permitindo esse processo de descoberta e diversão.

A pesquisa ainda indica que, em relação aos transportes públicos, a maior integração desses com outros modos de transporte e a realização de treinamentos destinados às equipes responsáveis pelas operações estão entre as medidas que auxiliariam o aprimoramento das infraestruturas de mobilidade urbana e a oferta de um transporte público mais adequado à primeira infância.

O aprendizado e a percepção do mundo, que começam a ser construídos nos primeiros anos de vida, também são influenciados pela infraestrutura das creches e escolas. Uma infraestrutura escolar de qualidade pode oferecer oportunidades de vivências práticas mais interessantes e que estimulam bebês e crianças. A socialização dos alunos, o estímulo à criatividade e o maior interesse pelos estudos são alguns dos fatores que podem ser alcançados com uma boa infraestrutura escolar.

Pandemia e o fechamento das escolas

O contexto atual, marcado pela pandemia da Covid-19, foi responsável pelo fechamento das escolas. Encerrando as experiências proporcionadas pelo trajeto de casa até a escola e pela infraestrutura escolar, esse fechamento afeta significativamente as crianças. De acordo com uma análise elaborada pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, o impacto do fechamento das escolas durante a pandemia pode se prolongar por 15 anos e refletir no processo de aprendizagem e produtividade do trabalho.

Mobilidade urbana sustentável

Os estudos evidenciam a relevância da presença de uma mobilidade urbana de qualidade para o desenvolvimento durante a primeira infância, ou seja, uma mobilidade mais sustentável e que seja capaz de integrar as dimensões social, ambiental, cultural, econômica e política.

A segurança e o conforto nos espaços públicos incentivam pais e cuidadores com a tarefa de apresentar as cidades para bebês e crianças, o que significa mudanças de comportamento e infraestrutura urbana.



Website: https://www.cidadessustentaveis.org.br/inicial/home

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp