Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/06/2021 às 11h34min - Atualizada em 17/06/2021 às 12h20min

Manter o orçamento em dia descomplica a vida financeira

O controle financeiro permite equilibrar as contas e gastar de acordo com o poder de consumo.

DINO
https://www.bullla.com.br/

O primeiro passo para ter uma vida financeira mais tranquila é manter o orçamento financeiro em dia. Ou seja, ter o controle de tudo que entra na conta e sai dela é algo fundamental para quem deseja controlar o próprio dinheiro e não passar dificuldades. Para isso, é preciso mudar hábitos, padrões de consumo e demais comportamentos no dia a dia que acabam influenciando negativamente no orçamento no final do mês.

Apesar de parecer algo muito genérico, controlar o orçamento financeiro não é um segredo e qualquer pessoa consegue fazer isso. O que será feito na prática é manter as contas dentro daquilo que a realidade financeira permite. Em outras palavras, gastar de acordo com o real poder de consumo, sem extrapolar os limites e mantendo os gastos totais abaixo das receitas que entram na conta.

Controlar os ganhos e gastos mensais

A primeira dica não poderia ser outra, pois controlar tudo que entra e sai do orçamento é o grande passo para começar a ter mais domínio das próprias finanças. Com isso, é preciso criar o costume de anotar tudo que é gasto e tudo que entra na conta ao longo do mês para que seja possível criar um padrão de entradas e saídas.

É possível anotar essas informações em uma planilha no Excel, por exemplo, ou até mesmo em um caderno. Dessa forma, é possível saber exatamente, a qualquer momento do mês, qual a fatia do orçamento já está comprometida e qual é o real poder de consumo naquele momento.

Gastar além do que ganha não é uma opção

Jamais gastar além do que o orçamento financeiro permite parece ser uma dica trivial, mas é o principal desafio de muitas pessoas. Esse deve ser um dos pilares para quem busca mantê-lo em dia. Gastar menos do que recebe é essencial para evitar o acúmulo de dívidas, por exemplo. Além disso, permite que parte do dinheiro possa ser economizado para despesas futuras e inesperadas.

Cortar despesas desnecessárias

Se o orçamento já está apertado, então a dica é começar a cortar os gastos supérfluos. Essa é uma ótima forma de manter o orçamento em dia para conseguir pagar todas as contas.

Esse tipo de despesa pode ser encarado como qualquer gasto que não agrega nenhum benefício no dia a dia, mas aumenta o padrão de vida. Constantes saídas nos finais de semanas para bares e restaurantes, lazer acima do que o orçamento permite, gastos excessivos com roupas e acessórios são exemplos de gastos dispensáveis.

Comprar à vista é melhor que parcelar

É sempre preferível fazer compras à vista. Ao optar pelo parcelamento, o consumidor está criando uma nova dívida que poderá se arrastar pelos próximos meses. Além disso, ainda será preciso lidar com taxas de juros, bem como multas por atraso, no caso de pagar depois do vencimento. Com o pagamento à vista tudo isso é evitado e nenhuma dívida futura será criada, o que permite um maior controle financeiro.

Criar uma reserva de emergência

Mesmo com muito planejamento e controle das finanças sempre é possível acontecer um imprevisto. Para estar prevenido em qualquer cenário é recomendável criar uma reserva de emergência.

A reserva de emergência nada mais é do que uma parte do orçamento que será poupada a cada mês. Ela poderá ser utilizada para cobrir uma despesa urgente e que não estava prevista no orçamento. Com isso, não haverá necessidade de comprometer o orçamento.

Mudar hábitos de consumo

É preciso rever a maneira como o dinheiro é gasto. Dessa forma, começar a fazer pesquisas antes de realizar uma compra, encontrar estabelecimentos com preços mais acessíveis, pechinchar na hora de fazer uma compra são dicas valiosas para gastar menos.

O Bullla é uma SEP - Sociedade de Empréstimo entre Pessoas Físicas - com juros diferenciados, transparente e seguro. Quem paga em dia no Bullla é recompensado, podendo obter empréstimos futuros com taxas de juros menores.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/.



Website: https://www.bullla.com.br/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp