Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/06/2021 às 10h08min - Atualizada em 17/06/2021 às 10h08min

Covid-19 e amamentação são temas de palestra na Secretaria de Assistência Social

Da Redação

O Projeto Bem Gestar, da Secretaria de Assistência Social, reuniu nesta quarta-feira (16) as mamães para assuntos importantes: Covid-19 e amamentação. Cerca de 14 gestantes estiveram no evento participando das palestras e aprendendo mais sobre os assuntos. As palestras foram realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde.

Disseminar informações e orientações técnicas de apoio à manutenção do aleitamento materno em tempos de pandemia foi um dos pontos da palestra. É fundamental para a segurança alimentar e a saúde dos neonatos a amamentação. 

As medidas higiênico-sanitárias e o distanciamento de dois metros entre a cama e o berço são algumas das medidas que devem ser cumpridas pelas mães que porventura sejam infectadas. Seguindo esses procedimentos, há segurança para a manutenção do aleitamento materno e do contato pele a pele entre mãe e bebê, inclusive logo após o nascimento.

A vacinação contra a Covid-19 também foi abordada. Os estudos mostram que as gestantes e lactantes devem ser vacinadas e a amamentação e a doação de leite humano devem ser mantidas.

Hoje mais de 50 gestantes são atendidas pelo projeto. Elas estão em situação de vulnerabilidade social e residem no território de abrangência do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Presidente Kennedy. As responsáveis pelo grupo são a assistente social Mirella Leandro e a orientadora social Krisleiny Cardoso.

Participaram também do evento o secretário de Assistência Social, Tancredo Silveira; o coordenador do Cras, Moacyr Almeida; e as enfermeiras palestrantes Vaneide Eleutério e Leydiane Monteiro.

Projeto Bem Gestar

O Projeto Bem Gestar tem por finalidade o acesso aos direitos e serviços básicos das gestantes cadastradas, bem como também oferecer informações e conhecimentos dos seus direitos, promover a inclusão destas gestantes em redes sociais de participação e solidariedade, e trabalhar a autoestima.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), responsável pelo projeto, é uma unidade de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais no território, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp