Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
15/06/2021 às 10h50min - Atualizada em 15/06/2021 às 10h50min

VÍDEO | Prefeitura de Vitória vai investigar se enfermeira jogou vacina fora após falsa aplicação

Arquiteta de 49 anos registrou boletim de ocorrência após vacinação contra a covid; vídeo mostra o momento em que profissional de saúde teria pressionado o êmbolo da seringa, sem que a agulha estivesse no braço da mulher

Da Redação

Uma enfermeira teria jogado fora uma dose de vacina contra a covid-19 durante a aplicação do imunizante em uma arquiteta de 49 anos. O caso aconteceu no último sábado (12), na unidade de saúde do bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória. 

A mulher registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e a Prefeitura de Vitória informou que será instaurada uma sindicância administrativa para apurar a conduta da profissional. 

Um vídeo, registrado pelo marido da arquiteta, mostra o momento em que a profissional de saúde teria pressionado o êmbolo da seringa, sem que a agulha estivesse no braço da mulher. Em seguida, a enfermeira mostra a seringa vazia para a arquiteta com o intuito de mostrar que a vacina teria sido aplicada.

A gravação foi feita depois de a enfermeira ter inserido a agulha no braço da mulher e ter feito o curativo no local da aplicação. No momento em que o êmbolo é pressionado, é possível ver um jato de líquido saindo da seringa.

Veja o vídeo:

A arquiteta conta que não percebeu o suposto descarte do imunizante, no momento, mas que foi alertada pelos familiares sobre a possível conduta inadequada da enfermeira. 

"Estou preocupada porque não sei se realmente fui vacinada. O que será que ela fez? Será que aplicou uma parte e descartou o restante ou não aplicou nada? De qualquer maneira, alguns médicos amigos que viram o vídeo afirmaram que a conduta dela foi errada, que ela não respeitou os protocolos. Se eu tivesse a certeza de que não fui vacinada, tudo bem, receberia em uma outra ocasião. Só que ela colocou essa dúvida na minha cabeça", afirmou.

A arquiteta disse ainda que estranhou alguns comportamentos da enfermeira. "Ela não preparou a seringa na minha frente. Quando eu vi, já estava pronta. E, quando ela foi aplicar a vacina em mim, eu percebi que ela fixou o olhar em mim, como se estivesse preocupada de eu ver alguma coisa. Depois, baixou a mão rapidamente", contou.

"Acho que qualquer pessoa ficaria preocupada numa situação dessa. Como vou saber se fui vacinada? A gente vê esse tipo de coisa acontecendo em outros lugares, então a gente já pensa no pior. Ela precisa ser questionada sobre essa conduta. Imagino com quantas pessoas ela já não fez a mesma coisa", completou a arquiteta.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória informou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já tomou conhecimento sobre o fato e que será instaurada uma sindicância administrativa para apurar a conduta da profissional. 

Ainda segundo a prefeitura, os atos serão apurados conforme Estatuto dos Servidores Municipais e Portaria SEMUS nº. 02/2021. 

Ainda na nota, a Secretaria de Saúde da Capital reafirmou o compromisso com a transparência e informou que orienta rotineiramente aos servidores o cumprimento dos protocolos de aplicação de imunizante.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp