Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/06/2021 às 16h47min - Atualizada em 11/06/2021 às 00h00min

Especialista em segurança dá dicas para reduzir o número de acidentes domésticos

As estatísticas mostram como os acidentes domésticos têm sido um problema cada vez mais comum. Para evitar esses contratempos, acompanhe as dicas de Agnaldo Fontinele, com anos de atuação na área de segurança do trabalho, que deixou a iniciativa privada em 1989 para ingressar na Petrobras. Atualmente aposentado, decidiu usar sua experiência para lançar sua empresa Prevenir Em Casa.

DINO
https://www.preveniremcasa.com.br

Acidentes domésticos com idosos cresceram 30% na pandemia, e podem aumentar no inverno e também com o isolamento, já que, por questões de prevenção, os idosos ficam um pouco mais isolados fazendo com que os acidentes domésticos cresçam durante a pandemia.

Paralelamente, constatou-se que houve também um aumento expressivo de acidentes domésticos tendo crianças como principais vítimas.

O Ministério da Saúde estima que 37% dos atendimentos a feridos em hospitais sejam de vítimas desse tipo de ocorrência. Esses dados são alarmantes.

Em 2019, os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) de crianças e adolescentes de até 15 anos vítimas de acidentes domésticos somaram quase 18 mil. Em 2020 o número aumentou para 39 mil, o que representa um crescimento de 112%.

O levantamento se refere ao período entre março e outubro de 2019 e 2020. De acordo com a ONG Criança Segura Brasil, os acidentes domésticos como quedas, afogamentos, intoxicações e queimaduras, são as principais causas de óbito entre crianças de 1 a 14 anos, apesar de serem facilmente evitáveis.

Quando se fala em acidentes domésticos, é importante saber que isso engloba mais do que uma simples queda ou um corte com utensílios domésticos cortantes, ou perfurantes. Até comer um alimento estragado também se enquadra nessa categoria. E as principais vítimas são geralmente os mais frágeis: crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Embora a palavra acidente passe a ideia de algo imprevisível, é sempre bom ter atitudes preventivas.

A absoluta maioria dos acidentes domésticos não acontece por acaso, mas, sim, por descaso. As pessoas estão mais preocupadas com seus afazeres e não cuidam da prevenção. Parecem estar adormecidas, avalia o especialista em segurança.

Cuidados com bebês

Como Fontinele tem apontado em seus artigos no blog preveniremcasa, os bebês estão entre os mais vulneráveis às mais diversas ocorrências. E muitos pais sabem da fragilidade do seu pequeno, mas alguns acabam cometendo alguns erros por falta de informação.

Para evitar que aconteçam acidentes domésticos com os caçulinhas da família, é necessário, desde a gravidez, buscar conhecer melhor quais os cuidados a serem tomados. Isso inclui:

Alimentação
Essa recomendação vale especialmente para os pais que optarem ou tiverem que dar a mamadeira para a criança. É preciso bastante atenção para que o leite esteja na temperatura adequada.

Banho
Ao misturar a água se for o caso, iniciar com a fria e adicionar aos poucos a quente até que ela atinja a temperatura natural do nosso corpo. A temperatura correta da água deve estar entre 35 °C e 37 °C. Garantir que o bebê esteja protegido e longe de possíveis respingos.

Acessórios
Chupetas com pedrinhas podem causar engasgo, assim como seus prendedores podem enroscar no pescoço do bebê.

Berço
Não usar móbiles, que podem machucar o pequeno; além disso, o chamado kit berço, por exemplo, deve ser evitado, já que o risco de asfixia aumenta com esse item.

Bebê conforto
A correta instalação no carro deve ser respeitada, assim como a posição e o modelo de acordo com o peso do bebê.

Primeiros socorros
Quando ocorrer algo como asfixia, engasgamento, queimaduras no banho, refluxo pelo excesso na mamada, os pais devem agir da forma correta e rapidamente.

Outra regra essencial para quem tem uma criança pequena em casa é sempre buscar informações e orientações com um pediatra, cuidadores e enfermeiros, por exemplo. Esses profissionais são os mais capacitados para orientar especificamente de acordo com suas dúvidas.

Evitar acidentes e colocar em prática a prevenção contínua pode ser um pouco cansativo, mas necessário. Para isso, basta seguir as dicas:

Mantenha as crianças sempre sob o olhar de um adulto ou responsável;
Deixar remédios e produtos de limpeza e higiene fora do alcance das crianças. Isso significa que devem ser guardados em locais altos, trancados ou de difícil acesso;
Se necessário, fazer uso de travas de gavetas ou armários para garantir que as crianças não mexam nesses itens;
Evitar que crianças se mediquem sozinhas. Garantir que haja um adulto por perto;
Atentar à dose indicada de medicação para evitar efeitos indesejados;
Mesmo com um simples resfriado, ir ao médico para confirmar a situação e indicação do medicamento ideal;
Ao comprar produtos de limpeza, verificar se está bem fechado. E nunca colocar na mesma sacola dos alimentos;
Evitar o uso de produtos perigosos se houver crianças por perto para que elas não tenham contato com componentes químicos e corrosivos;
Sempre conversar com as crianças explicando que determinados produtos não são para comer e que não podem mexer em certas coisas. Esse diálogo deve se tornar hábito desde bebês, mesmo que eles pareçam ainda não entender muito;
Frases como: isso é coisa que pode te deixar dodói e mamãe/papai triste, podem se encaixar muito bem a esse tipo de situação.
E mais, segundo a USP — Universidade de São Paulo, 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano, e infelizmente, 13% são vítimas em mais de uma ocasião. Este índice saltou para 30% durante a pandemia de Covid-19.

As lesões mais frequentes são de punho, quadril, ombro, coluna vertebral e articulações.

Por isso uma nova fonte de informação sobre como prevenir acidentes domésticos já está disponível. Trata-se do e-Book Acidentes Domésticos Prevenção 3D, um guia completo com todas as dicas necessárias para garantir a segurança e a saúde da sua família.

É um manual com alertas de como estar preparado para prevenir acidentes, desde um recém-nascido até a terceira idade. E também há sugestões específicas de acessórios para tornar a casa mais segura. Um livro para se manter em casa e consultar sempre que necessário. Nunca se sabe quando um acidente doméstico pode acontecer.

Desde o fim de 2015, o blog preveniremcasa alerta as famílias sobre os cuidados para evitar acidentes domésticos e a melhorar a saúde no lar. No blog e nas redes sociais o leitor poderá encontrar conteúdos relevantes e de qualidade, divulgados por quem entende do assunto.

Blog: https://preveniremcasa.com.br

e-Book: https://preveniremcasa.com.br/prevenir-acidentes-salva-vidas/



Website: https://www.preveniremcasa.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp