Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/05/2021 às 12h20min - Atualizada em 10/05/2021 às 13h20min

A gestão eficiente dos resíduos sólidos pode prevenir as enchentes

Como evitar e prevenir os entupimentos de bueiros e consequentemente as enchentes com uma gestão eficiente dos resíduos sólidos

DINO
http://www.contemar.com.br

Existem diversos problemas relacionados com a falta da gestão correta para os resíduos sólidos, uma delas é o entupimento dos bueiros que dificultam o escoamento das águas e aumentando as chances a inundação de casas e ruas, que desencadeiam outras situações de alerta com a saúde pública.

Embora enchentes não deixem de ser fenômenos comuns da natureza, também são intensificadas pela imprudência e ação humana. Alguns exemplos dessas ações são o mau uso do espaço urbano, o elevado índice de poluição, causado tanto pela ausência de consciência por parte da população quanto por sistemas ineficientes de coleta de resíduos ou de distribuição de contentores e papeleiras pela cidade. O resíduo carregado pelas chuvas provocam esse entupimento dos bueiros e poluição difusa nos meios urbanos, assim como na natureza.

A causa considerada como principal para as enchentes é a impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios, e se o resíduo sólido não estiver contido de maneira correto, podem ser levados junto com a água, causando também a poluição.

É possível e necessário combater as enchentes com todas as ferramentas que estiverem ao nosso alcance. Além da conservação do solo, ações como construções de barragens e sistemas eficientes de drenagem, desassoreamento do leito dos rios, além da criação de reservas florestais nas margens dos rios são essenciais nesse processo, assim como a gestão eficiente desses resíduos.

"Cabe também a cada um de nós diminuir o índice de poluição e investir em um planejamento urbano mais consistente, com sistema de conteinerização e, dessa forma, contentores e papeleiras que garantam uma gestão de resíduos eficaz e inteligente, bem como benefícios a todos e prevenindo futuras calamidades", comenta Camila Bortoletto, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa Contemar Ambiental.



Website: http://www.contemar.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp