Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
30/04/2021 às 14h55min - Atualizada em 30/04/2021 às 15h20min

Fintech revela dúvidas mais comuns entre os usuários sobre produtos financeiros

Para entender melhor as necessidades de seus clientes, a fintech Foregon realizou uma pesquisa que apresenta a insatisfação de clientes com alguns serviços prestados pelas instituições financeiras.

DINO
https://www.foregon.com/blog

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest “Banking & Fintech Insights”, mais de 140 milhões de pessoas têm algum tipo de relacionamento com um banco no Brasil, enquanto outras 45 milhões estão “desbancarizadas”.

O que pode parecer intrigante é que, apesar da maioria ter contas em banco e uma vida financeiramente ativa, muitos ainda possuem dúvidas quando o assunto é o universo financeiro e um certo grau de insatisfação com as instituições bancárias.

A explicação para essas consequências está na falta de informação das instituições bancárias no momento da contratação de produtos e serviços financeiros, o que acaba lesionando os consumidores.

Segundo o artigo 6º, inciso III, do Código de Defesa do Consumidor: “São direitos básicos do consumidor: [...] a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”.

Para entender melhor as necessidades de seus clientes, a fintech Foregon realizou uma pesquisa que apresenta a insatisfação de clientes com alguns serviços prestados pelas instituições financeiras. O levantamento foi realizado com 2.741 pessoas para entender o relacionamento com seus bancos, e foi constatada a insatisfação com o atendimento, a dificuldade na concessão de crédito e o custo de pacote de serviços.

O estudo também aponta a insatisfação dos clientes com a ineficiência das instituições bancárias na solução de dúvidas e problemas e pouca oferta de produtos e serviços financeiros. 

Apesar disso, 53,1% dos entrevistados afirmam que não estão dispostos a trocar de banco nos próximos seis meses. Essa escolha é frequente porque muitas pessoas ainda sentem insegurança ao deixar os bancos tradicionais. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google Brasil em 2019, 41% das pessoas interrogadas dizem que não estão dispostas a utilizar os serviços das fintechs. Além disso, 22,4% alegam não entender como os serviços de uma startup funcionam e 14,8% não confiam nestas empresas. 

Usuários da Foregon têm muitas dúvidas sobre produtos financeiros

De acordo com a líder de Customer Success da Foregon, Helen Cruz, responsável por lidar diretamente com os clientes, os usuários possuem dúvidas em alguns tópicos, como análise bancária, score e limite de crédito e produtos financeiros.

Em outras palavras, a maioria dos clientes não sabe como aumentar o limite e o score de crédito, como uma análise bancária funciona e se é necessário abrir uma conta para obter um cartão. 

Esse problema pode estar relacionado com as informações sem fundamento que circulam dentro e fora da internet e, como foi mencionado anteriormente, também pode ser o reflexo da falta de informação das instituições bancárias, fator que muitas vezes não é visto pelos consumidores brasileiros.



Website: https://www.foregon.com/blog

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp