Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/04/2021 às 11h39min - Atualizada em 27/04/2021 às 12h20min

Piscinão de Ramos completa 20 anos em 2021

Parque na zona norte do Rio de Janeiro atende dezenas de milhares de pessoas mensalmente

DINO
https://piscinaoderamos.com/

Em 2021, o Parque Ambiental da Praia de Ramos Carlos de Oliveira Dicró (nome dado em homenagem ao sambista Dicró) completa 20 anos de existência. Para quem não conhece, esse é o nome completo do Piscinão de Ramos , praia artificial famosa por aparições em novelas, clipes musicais e por sua relevância cultural no Rio de Janeiro.

Localizado na zona Norte do Rio de Janeiro, o Piscinão de Ramos é uma das principais opções de lazer para os habitantes do Complexo da Maré - um conjunto de 13 comunidades com mais de 130 mil habitantes. No entanto, originalmente, o local nem era para existir.

No início, o projeto que deu origem ao Piscinão de Ramos era focado na despoluição da Praia de Ramos. O plano era construir uma barragem de pedras para separar canais que ligam a Praia de Ramos à Baía de Guanabara e assim evitar que o local recebesse mais poluição.

Vale lembrar que a Baía de Guanabara recebe 18 mil litros de esgoto não tratado por segundo. Essa sujeira é oriunda da cidade do Rio de Janeiro, mas também de outros municípios que ficam nas margens da Baía.

É de lá que vem a maior parte da sujeira da Praia de Ramos, e o objetivo inicial do projeto seria separar os dois espaços para que a praia pudesse ser despoluída e se tornasse própria para o banho.

No entanto, o espelho d’água da Baía de Guanabara é patrimônio tombado desde o fim da década de 80 e não pode ser alterado. Sendo assim, a obra não poderia ser realizada. Na época, a solução encontrada pela equipe responsável foi a criação de uma praia artificial onde hoje é o Piscinão de Ramos.

Com 26.414 metros quadrados o Piscinão de Ramos não é só uma das mais populares opções de lazer na Zona Norte do Rio de Janeiro como também um feito significativo da engenharia nacional. Além de acomodar milhares de pessoas (o recorde foi de 60 mil usuários em um único fim de semana), o local é a única praia artificial do planeta a ter fundo de areia.

Isso é possível graças a um inovador sistema de limpeza da água usada no Piscinão. O líquido é puxado da Baía de Guanabara e passa por uma estação de tratamento que usa um sistema de flotação para levar todas as sujeiras sólidas e flocos para a superfície. Após remover esse lodo, a água recebe um tratamento especial para ser desinfetada e se tornar própria para o banho. No Piscinão, a água recebe novo tratamento durante o seu uso. Existem alguns pontos dentro do Piscinão que usam cloro para deixar a água limpa por mais tempo. Por causa dessa tecnologia (e de uma manta de polietileno para impedir contaminação via lençol freático), o Piscinão pode ser a única praia artificial do mundo a ter fundo de areia.

E por falar em areia, ela é um dos destaques do Piscinão. Um estudo da prefeitura do Rio de Janeiro colocou a areia do local como uma das melhores das praias da cidade.

Além da opção de balneabilidade, o Piscinão de Ramos conta com várias outras estruturas para se manter relevante aos usuários, a começar por um campo de futebol com arquibancada para 500 pessoas, que recebe frequentemente jogos amadores. Um dos destaques locais, por exemplo, foi o meia Allan, que joga atualmente no Everton da Inglaterra e foi campeão da Copa América 2019 pela Seleção Brasileira. Como já mencionado publicamente por ele, Allan costumava jogar com frequência no campo do Piscinão, antes de se tornar profissional.

Além do campo, o local conta também com duas quadras poliesportivas e uma quadra de areia, para quem gosta de futebol de areia ou futevôlei. Há também uma academia ao ar livre para a Terceira Idade.

Não é à toa, no entanto, que a população local usa o Piscinão de Ramos como centro de convívio, especialmente durante o verão. Isso explica a quantidade de tendências nacionais que saíram dali. Um exemplo recente são os biquínis de fita adesiva, que se popularizaram no Brasil após aparecerem no clipe de uma música da cantora Anitta, e que são originalmente do Piscinão.

Aliás, por falar na cantora, ela deve ajudar a tornar o Piscinão ainda mais relevante no ano do seu 20º aniversário. Algumas das cenas do próximo clipe da cantora, Girl from Rio, foram gravadas no Piscinão de Ramos no fim de 2020. A tendência é que o clipe seja um dos grandes lançamentos do ano na música nacional, o que pode resultar em uma imagem mais positiva do lugar para quem não o conhece.

Tudo isso contribui para um ano de celebrações para o Piscinão. O local completa 20 anos de idade no final de 2021, mas ainda não se sabe se a pandemia do novo coronavírus permitirá que haja uma festa de comemoração.



Website: https://piscinaoderamos.com/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp