Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/04/2021 às 12h28min - Atualizada em 26/04/2021 às 13h20min

TI Verde: o que é e como aplicar este conceito?

Os recursos disponibilizados pela Tecnologia Verde visam facilitar o dia a dia das empresas. Todavia, a demanda por soluções sustentáveis também é uma realidade na área.

DINO
https://adaxdigital.com.br/

Na mesma medida em que a Tecnologia da Informação (TI) democratiza e amplia o acesso à informação, a aplicação de seus conceitos torna-se uma das principais estratégias no que tange o gerenciamento de negócios e serviços. Os recursos disponibilizados por ela visam facilitar a execução de processos administrativos, de comunicação (interna ou externa) e de oferta de produtos e/ou serviços, bem como ampliar a visibilidade dos negócios independente da sua localização geográfica. Todavia, a demanda por soluções sustentáveis também é uma realidade na área.

A chamada Tecnologia Verde é uma prática que vem sendo adotada pelas empresas que desejam atuar de forma consciente. "Uma das principais mudanças que demonstram essa preocupação com a sustentabilidade é a diminuição do uso de papel. A emissão de notas fiscais eletrônicas, de certificações digitais e execução de processos por meio digital, como as plataformas de sistemas, integrações, apps de comunicação e até o e-mail, são alguns exemplos que geram economia para a empresa, otimizam processos e beneficiam a natureza, criando uma conexão com consumidores finais que têm o mesmo cuidado", comenta Adriano Valenncia, especialista em TI.

Com mais de 20 anos de experiência na área, ele pontua que a redução de resíduos eletrônicos e a baixa no consumo de energia também são fatores de atenção: "Ter uma TI baseada em consumo reduz custos operacionais. Por isso, apostar na automação e no gerenciamento de tecnologias, mudando o parque de computadores para sistemas em nuvem ajudam tanto no consumo de energia, quanto no descarte consciente de eletrônicos, claro, por meio de empresas especializadas nesse tipo de coleta - que engloba também plástico e cobre".

Implementar uma infraestrutura com ambientes iluminados por luz natural e dimensionar corretamente o ar-condicionado são dicas simples e que podem ser facilmente adotadas por empresas que desejam ser ecologicamente corretas. Uma tendência forte lá fora e que também pode vingar por aqui é a economia circular, focada na compra e/ou locação de equipamentos usados. "Existe uma movimentação muito forte para diminuir a emissão de CO2 no meio ambiente. Mas essa é uma iniciativa de grandes empresas do cenário mundial que estão investindo no conceito ‘carbono zero’, inclusive para celulares com tecnologia 5G", finaliza Valenncia.



Website: https://adaxdigital.com.br/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp