Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
20/04/2021 às 13h58min - Atualizada em 20/04/2021 às 14h20min

Escola com currículo duplo High School mescla literatura com valores éticos e morais

Alunos participaram de projeto literário mostrando a importância da dignidade, da honra, do respeito e da integridade em sonetos shakespearianos

DINO
https://griggsk12.com/

Escolas brasileiras com o currículo High School da Griggs International Academy (GIA-BR) trabalham baseadas nos valores dignidade, honra, respeito e integridade. Os alunos, por sua vez, executam suas atividades de acordo com a proposta educacional do programa.

"O conceito de uma educação baseada em valores incute diretrizes morais para criar uma sociedade mais cívica, com cuidados que vão além de ideias políticas. Por meio de discussões a respeito dos "Key Values" (valores-chave), os alunos da GIA-BR são estimulados a desenvolverem uma criticidade mais profunda sobre as temáticas abordadas, o que refletirá de uma maneira positiva sobre questões de cidadania, senso de coletividade e valores interiores do próprio aluno adolescente, ainda em fase de amadurecimento e desenvolvimento", explica Karem Ragnev, diretora acadêmica da GIA - Brasil e América Latina.

Para trabalhar estes tópicos, estudantes do GIA-High School do Colégio Equipe, de Belém do Pará, que estão cursando atualmente Literatura Inglesa, foram desafiados a transformar os "Key Values" da GIA-BR em literatura, buscando inspirações nos autores que estudarão no decorrer do semestre. Segundo a coordenadora do curso Emanuela Ferro Portela de Moraes, foi surpreendente a qualidade das obras reflexivas feitas pelos alunos sobre a importância da cidadania e seus deveres, inclusive, com sonetos shakespearianos.

"Todo ano, em nossa aula inicial, falamos sobre a importância dos "Key Values" e fazemos uma reflexão acerca de cada um. Ou seja, como podemos nos basear nesses conceitos, de modo a transformar o meio em que vivemos", conta Emanuela. Ainda segundo a coordenadora, o objetivo de colocar a teoria em prática foi despertar nos alunos a curiosidade de ir além, o famoso "fazer mais". "No High School da GIA-BR, os alunos não apenas estudam uma disciplina, mas fazem parte dela. No caso da literatura, eles puderam se inspirar em grandes escritores e levar, com todo carinho, uma reflexão para a comunidade".

A ideia de aplicar valores conceituais em atividades práticas leva alunos e professores a se apropriarem, de fato, do conteúdo aplicado, além de dar um retorno positivo a comunidade, favorecendo a transformação de todos que estão em volta. A aluna Julie Martins Mousinho foi uma das participantes do projeto e seu trabalho rendeu um soneto, no qual ela destaca, de forma poética, os valores da GIA-BR como foco fundamental na busca pela dignidade. O respeito é a peça-chave do soneto da Julie, que diz ter achado o projeto incrível, pois foi uma maneira prática de unir algo com que ela já está familiarizada (valores) e a disciplina escolar, tornando a aula ainda mais dinâmica.

Julie conta que aprendeu de forma criativa. "Falar sobre os "Key Values" em forma de poema foi um exercício maravilhoso que o GIA-High School me proporcionou como uma experiência para a vida. Ao escrever, eu refleti e aprendi", diz. Para finalizar, Karem Ragnev avalia a atividade que transformou os valores da GIA-BR em literatura como um incentivo à reflexão sobre a formação do cidadão e seu caráter. "Da mesma forma que aprendemos matemática, história e literatura, devemos ser "doutores" em lições básicas para a convivência e o progresso social, fazendo uso da empatia, do respeito e da solidariedade - todos com o viés da criticidade. Sem seus valores, a GIA-BR dificilmente seria capaz de conduzir o aprendizado de forma tão eficaz", finaliza a diretora.

Soneto e valores

"Core Values Sonnet
Uneases as it feels the morning sun
Mysterious and tender as the moon
Leaving behind the sympathy of doom
We may not know what is expected for tomorrow
But Focus lies on the statements of core values
Keep them in mind as you feel happiness or sorrow
Seeing that life comes with great amusal and errors
Concerning as it the fight for dignity
If you do not pay the bills then you’re a goner
However, respect always shows to be the key
When falling back into the void of mortal honor
Life always comes at us, and shows no soul no pity
And what is left for us is to hold to our own integrity"
Julie Mousinho



Website: https://griggsk12.com/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp