Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/04/2021 às 13h06min - Atualizada em 16/04/2021 às 14h20min

Maior encontro de palhaços de Campinas e região será em picadeiro virtual

A programação, gratuita e on-line, pode ser acessada no canal do Geral do Riso no YouTube.

DINO
https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/noticias

O Coletivo Geral do Riso realiza a partir de sexta-feira, dia 16, a 6ª edição do tradicional Encontro Geral do Riso, que, em 2021, será totalmente on-line e gratuita, transmitida por meio do YouTube do Coletivo Geral do Riso. O evento irá até 25 de abril.

Ao todo serão nove espetáculos, uma live de abertura e três rodas ao vivo de bate-papo protagonizados pelos multiartistas das seis companhias do Coletivo Geral do Riso (Barracão Teatro, Cia. Oruã, Cia. Suno, Circo Caramba, Damião e Cia. de Teatro e Família Burg) e pelas três trupes convidadas: Seres de Luz Teatro, Cia. 1 Pé de 2 e Circo da Silva. A edição 2021 do encontro será realizada por meio de recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.

O nome da sexta edição, "Palhaç@s em Home-Ócio", busca justamente estampar a reinvenção das palhaças e dos palhaços do Coletivo Geral do Riso em tempos de pandemia. "Nós, que sempre atuamos em relação com outro, estamos em casa. Passamos por um momento enorme de pausa e, depois, por inúmeras adaptações de linguagem para sobrevivermos em tempos pandêmicos. Os trabalhadores estão fazendo home-office, o que para nós, os palhaços, é muito difícil. Mesmo assim, resolvemos fazer a nossa arte acontecer, mas em home-ócio", destaca Helena Figueira, da Cia. Suno, intérprete da Palhaça Fiorella.

Quem participar da programação terá contato com diversas linguagens e estéticas que compõem o vasto campo da arte da palhaçaria. Afinal, como destaca Fernanda Jannuzzelli, da Damião e Cia. de Teatro, intérprete da Palhaça Begônia, "teremos trabalhos inspirados na palhaçaria clássica de circo de picadeiro e baseados na linha do clown teatral. Contaremos com palhaças e palhaços, excêntricos musicais que exploram as virtuosidades e habilidades circenses, sendo alguns mais líricos e ingênuos, outros mais escrachados e provocadores". Ou seja, "palhaçadas" para todos os paladares de riso.

Tanto faz o espaço: na rua, no circo, na sala de espetáculos, no conforto do lar e, por que não, no picadeiro virtual. Segundo Helena Figueira, a arte da palhaçaria se faz indispensável. Em tempos de pandemia, mais do que nunca. "Acreditamos na cura por meio do riso. Na cura da alma. O palhaço tem em si a potência de fazer rir, enxergar sob nova ótica e ter outro ponto de vista. Nosso Encontro surge neste momento caótico para descontrair, desanuviar, além de resgatar nossa alegria e autoestima que estão tão escondidas e esquecidas", afirma Helena Figueira.

Uma das trupes convidadas, a Seres de Luz Teatro, que completa 27 anos de estrada artística em 2021, divide a mesma opinião de Helena. Para Lily Curcio, fundadora da trupe e intérprete da Palhaça Jasmim, a sexta edição do Encontro Geraldo Riso cumpre a missão de acender a luz da esperança. "Participar de um encontro que privilegia o riso e que faz as pessoas se conectarem com a alegria, que é uma parte importante da humanidade, é importantíssimo. Em tempos sombrios, esse evento serve de luz, de bálsamo, de oásis", afirma Lily Curcio.


Programação Completa | Encontro Geral do Riso 2021
16/4 (sexta), 20h
Encontro Palhaç@s em Home-Ócio | Coletivo Geraldo Riso e convidados
Ao Vivo
Duração: 2 horas

17/4 (sábado), 20h
Espetáculo Momento Histórico | Barracão Teatro
Gravação
Duração: 30 minutos

18/4 (domingo), 20h
Espetáculo Um Acrobata sem Circo | Seres de Luz Teatro
Gravação
Duração: 30 minutos

19/4 (segunda), 20h
Espetáculo BURGsTAIN | Família Burg
Gravação
Duração: 30 minutos

20/04 (terça), 20h
Espetáculo A Estreia - Versão Quarentena | Circo Caramba
Gravação
Duração: 40 minutos

21/04 (quarta)
Às 16h
Espetáculo Brigite e Begônia na Quarentona | Damião e Cia. de Teatro
Gravação
Duração: 40 minutos

Às 20h
Roda de Bate-papo A cara limpa da palhaçada: conversas de bastidores | Lily Curcio (Seres de Luz Teatro) e Fernanda Jannuzzelli, Lara Prado e Joana Piza (Coletivo Geral do Riso)
Ao Vivo
Duração: 40 minutos

22/4 (quinta), 20h
Espetáculo Ficção em Tempos Reais | Cia Oruã
Gravação
Duração: 45 minutos

23/4 (sexta), 20h
Espetáculo Na Roda com Sanduba | Cia. Suno
Gravação
Duração: 45 minutos
Espetáculo O Homem Banda | Cia. 1 Pé de 2
Gravação
Duração: 40 minutos

24/4 (sábado), 20h
Roda de Bate-papoA cara limpa da palhaçada: conversas de bastidores | Cia. 1 Pé de 2 e Thiago Sales e Mauro Braga (Coletivo Geral do Riso)
Ao Vivo
Duração: 40 minutos

25/4 (domingo):
Às 16h
Espetáculo | Circo da Silva
Gravação
Duração: 35 minutos

Às 20h
Roda de Bate-papo A cara limpa da palhaçada: conversas de bastidores | Circo da Silva e Helena Figueira e Ésio Magalhães (Coletivo Geral do Riso)
Ao vivo
Duração: 40 minutos

Mais fotos e press kits da companhia



Website: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/noticias

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp