Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/04/2021 às 08h22min - Atualizada em 14/04/2021 às 09h20min

Prevenção de acidentes domésticos vira assunto de livro digital inédito

Agnaldo Fontinele, especialista em segurança do trabalho, que trabalhou por 28 anos na Petrobras, lançou em novembro, livro digital inédito no Brasil. Conteúdo funcionará como um guia completo para a prevenção de acidentes domésticos e saúde no lar com dicas preciosas para o dia a dia.

DINO
https://www.preveniremcasa.com.br

Prevenção de acidentes domésticos vira assunto de livro digital com guia completo, com dicas de especialista em segurança doméstica para evitar acidentes em casa.

Quando o assunto é segurança no trabalho, material de pesquisa é o que não falta. Até o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem normas específicas a respeito. No entanto, não funciona para a prevenção dos acidentes domésticos. Esse tema ainda é escasso na legislação brasileira e em demais obras.

Pensando nisso, Agnaldo Fontinele, técnico em segurança do trabalho por 8 anos e mais 28 anos de atuação na área operacional da Petrobras, decidiu lançar um guia completo sobre como prevenir os acidentes domésticos e saúde no lar.
"Como técnico de segurança, percebi que tanto quanto os acidentes de trabalho, os acidentes domésticos também eram importantes e que sua prevenção tornaria a vidas de todos mais segura", avalia o profissional.

Inicialmente, o livro estará disponível apenas na versão digital (como e-Book). No entanto, talvez ele ganhe páginas impressas. O e-Book começou a ser comercializado recentemente e seu grande objetivo é levar informação de qualidade a todas as pessoas.
"Minha intenção é fazer com que todos tenham consciência da importância da prática da prevenção e as consequências dos descuidos.

A maioria dos acidentes domésticos não acontece por acaso, mas por descaso. E infelizmente, as maiores vítimas são as crianças, os idosos e os portadores de necessidades especiais", argumenta Fontinele.

Alguns detalhes do livro sobre prevenção de acidentes domésticos
O livro, denominado "Acidentes Domésticos — Prevenção 3D Diária, Dinâmica e Duradoura", é dividido em cinco macro partes:
1ª: Destinada aos cuidados separados por cada faixa etária;
2ª: Um mapeamento da casa para buscar os problemas existentes em cada cômodo;
3ª: As recomendações para lidar com determinados equipamentos e produtos perigosos, como medicamentos;
4ª: Acessórios de segurança para o lar e os chamados equipamentos de proteção individual (EPI’s);
5ª: Primeiros socorros para saber lidar com situações imprevistas.

Há informações interessantes para se prevenir acidentes domésticos, inclusive para picadas de animais venenosos e peçonhentos ou para intoxicação por comer algo estragado ou fora da validade. Também há um catálogo com as plantas tóxicas mais comuns que podemos ter em casa.

O autor explica o que fazer em cada fase da vida, do bebê ao idoso, para tornar a vida de todos mais segura e saudável.
As informações, vão destacando a importância de se ter atitudes preventivas dentro em casa e isso faz do livro um Guia obrigatório para todos. Deveria ser um livro de cabeceira.

Intitulada "Acidentes Domésticos — Prevenção 3D", a obra é uma espécie de manual que qualquer um deve ter em casa.
Pingue-pongue com Agnaldo Fontinele sobre prevenção de acidentes:

1) Qual o maior problema que enxerga na questão da prevenção de acidentes?
"Acredito que todos nós devemos evitar acidentes em casa devido aos aspectos físicos e psicológicos consequentes aos acidentes domésticos e as dificuldades de atendimento nos postos de atendimento e prontos-socorros, principalmente causados pelo momento em que vivemos, com a pandemia da COVID-19.

Sabemos que os acidentes domésticos podem ser evitados, eles geram um aumento de pacientes nos postos de saúde e pronto atendimentos, geram gastos ao SUS com estes atendimentos, despesas com medicação e não raro, muito sofrimento e sequelas que podem durar uma vida, quando não, óbito. O interessante é que para evitar, bastava uma simples prevenção e conscientização das pessoas. Precisamos desenvolver uma mentalidade preventiva".

2) De acordo com dados do Ministério da Saúde, 38% dos atendimentos nos hospitais são de vítimas de acidentes domésticos. A que atribui essas estatísticas tão graves?
"Certamente à falta de conscientização e conhecimento dos reais riscos existentes dentro das casas e falta atenção de um modo geral.

As pessoas estão mais preocupadas com seus afazeres e não cuidam da prevenção. Parecem estar adormecidas. Muitas vezes vão se acostumando com situações que cedo ou tarde, poderão causar algo ruim.
Há ainda a inexistência de políticas públicas em prevenção de acidentes domésticos apesar do alto custo que isto traz aos cofres do governo".

3) Quais dicas daria para os pais de primeira viagem que vão ter bebê daqui a pouco?
"Busquem informações sobre os cuidados quanto à amamentação, banho, acessórios, berço, bebê conforto, e como agir em caso de ocorrer alguma das emergências mais comuns com recém-nascidos.

Isso inclui a asfixia, engasgamentos, queimaduras no banho, refluxo pelo excesso na mamada e de mamadas. Também consultem sempre o pediatra desde o pré-natal e o que assiste à criança. Tenham todos, certeza de que ele poderá dar preciosas orientações para proteger o seu pacotinho de amor".

4) E o que diria para quem tem um idoso na família?

"Estejam atentos às mudanças causadas pelo avanço da idade de seus familiares, pois os sinais acontecem por vezes lentamente. E não se esqueçam de preparar a casa para o idoso de forma que seu dia a dia seja seguro e saudável".

O e-book pode ajudar um grande número de pessoas com informações relevantes sobre a prevenção de acidentes domésticos e saúde no lar de forma que as famílias garantam mais segurança dentro dos seus lares e consequentemente, maior qualidade de vida e menos riscos.

Serviço:
e-Book Acidentes Domésticos Prevenção 3D — Diária-Dinâmica-Duradoura
O Guia Completo para Prevenção de Acidentes em Casa
Valor: R$67
Para comprar o e-book: https://bit.ly/2OJ5oer
Blog: https://bit.ly/2PXb05k
E-mail: [email protected]
Instagram: https://bit.ly/3dV3pw9
Facebook: https://bit.ly/2Q15azI



Website: https://www.preveniremcasa.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp