Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/04/2021 às 14h55min - Atualizada em 12/04/2021 às 15h20min

Novo modelo de geração de energia tem por objetivo economia na conta de luz

Além da economia na conta de luz o modelo de Geração Distribuída Solar traz um ganho para o meio ambiente pois a geração de energia é feita de forma totalmente limpa

DINO
http://www.safirasolar.com.br

Com o avanço na tecnologia das placas solares, vem ganhando força um novo modelo de geração de energia nos últimos anos, a Geração Distribuída. Segundo dados da Aneel, apenas em 2020 as instalações de geração distribuída somaram cerca de 2,3 gigawatts (GW) em capacidade adicional proveniente da fonte solar.

O avanço poderia ser maior não fosse o alto investimento necessário para implantar a tecnologia, normalmente equivalente a cerca de 5 anos de gasto de luz, o que limita muito a viabilidade de novos projetos. Entretanto um novo modelo, mais democrático, está sendo introduzido, baseado na construção de fazendas solares e o compartilhamento da energia gerada entre várias pessoas. 

O sistema funciona da seguinte forma: a pessoa interessada adere a uma cooperativa e aluga uma pequena cota da fazenda solar. Uma vez gerada a energia através da fazenda solar, essa é injetada na rede da distribuidora e o crédito é atribuído ao cliente. 

Dessa forma, sem necessidade de investimento, nem instalação em suas casas, clientes das distribuidoras podem se beneficiar de uma energia mais barata e gerar sua energia de forma mais sustentável.

A Safira Solar, empresa de Geração Distribuída do Grupo Safira, que faturou mais de R$ 1 bilhão no ano de 2020, investiu cerca de R$ 30 milhões na primeira usina desse modelo em Minas Gerais, na região de Montes Claros (foto), e tem por objetivo democratizar o acesso para clientes da CEMIG de todo o estado. 

A Usina vem atendendo nesse momento 2 mil residências e a meta é chegar até o fim do semestre a 4 mil residências. 

"A previsão para os próximos anos é a Safira Solar construir mais 15 fazendas solares com 50 MW de potência instalada no total, e atender mais de 80 mil unidades consumidoras", afirmou Vinicius Marini Ferreira, sócio-diretor da empresa, que tem planos de expandir esse modelo de negócio a partir do ano que vem para outros estados.



Website: http://www.safirasolar.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp