Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/04/2021 às 13h19min - Atualizada em 08/04/2021 às 14h20min

Passo a passo para perfurar um poço em condomínio

Os condomínios de todo o país já podem perfurar poços artesianos em suas dependências. O presidente da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, geólogo José Paulo Netto dá orientações sobre como fazer isso de forma legal e sustentável.

DINO
http://www.abas.org

Com a promulgação do Novo Marco Regulatório do Saneamento (14.026/2020), ficaram definitivamente esclarecidas as questões sobre a regularidade do uso de águas subterrâneas pelos condomínios e edificações não residenciais, que agora podem utilizar essa importante fonte de abastecimento.

Uma vitória que teve a intensa participação da ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas que sempre trabalhou nas questões ligadas ao uso legal e sustentável de poços e águas subterrâneas em todo o Brasil.

Mas o que é preciso para realizar a perfuração de poço em um condomínio, com os melhores resultados possíveis?

É o que o presidente da ABAS e CEO da Maxiágua, geólogo José Paulo Netto fala a seguir.

1 - Contratação de profissional habilitado e regulamentado
José Paulo sugere que o primeiro passo seja a contratação de um geólogo para elaboração da avaliação Hidrogeológica e projeto da perfuração.
O geólogo é o profissional habilitado e regulamentado pelos CREAs, e será o responsável pela fiscalização da obra pelo contratante. Ele fará o contato com a empresa de perfuração e dará a assessoria necessária ao longo do trabalho.

2 - Avaliação hidrogeológica e estudos preliminares
Nessa fase, o profissional contratado realizará a avaliação Hidrogeológica local e regional, com levantamento de dados existentes sobre outras perfurações e geologia, que servirão de base para a elaboração do estudo de viabilidade e projeto de perfuração.
Com a comprovação da viabilidade da perfuração e projeto em mãos, se passa à etapa seguinte que é a obtenção de Licença de Perfuração ou Outorga de Uso (dependendo do Estado)

3 - Projeto e planilha para contratação de empresas e cotação de serviços
Comparar preços da perfuração de poços sem um projeto adequado não é tarefa fácil.
Solicitar um orçamento sem ter especificado com detalhes o que deve ser feito é a forma mais comum de se ter problemas graves.
Para evitar isso, a recomendação é que seja feita uma criteriosa avaliação hidrogeológica e projeto de perfuração, com todos os dados levantados e especificações de materiais a serem utilizados.
Terminada a avaliação, o projeto deverá ser encaminhado para empresas de perfuração para que cotem exatamente o que está sendo pedido. Dessa forma é possível fazer uma correta comparação de preços.

4 - O bom projeto precisa considerar:
. As condições geológicas e hidrogeológicas reais;
• Especificações de materiais, equipamentos e metodologias adequadas à perfuração;
• Demanda de água;
• Distanciamentos entre poços existentes;
• Áreas decretadas como contaminadas;
• A melhor condição geológica (locação mais propícia à obtenção de água);
• As condições de acesso dos equipamentos;
• Distanciamento da rede elétrica, hidráulica e reservatórios;
• Outras particularidades.

5 - A obra
O acompanhamento da perfuração do poço precisa ser feito por geólogo, com experiência e habilitação na perfuração de poços, e este deve estar presente na obra nas seguintes etapas da perfuração:
• Locação;
• Aplicação de revestimentos de proteção sanitária;
• Cimentações;
• Várias visitas durante a Perfuração;
• Aplicação de Revestimentos;
• Aplicação de pré-filtro (poços de sedimento);
• Perfilagem geofísica (poços de sedimento);
• Teste de vazão e coleta de Água para análise.

6 - Operação e manutenção do poço
Um poço é uma obra de baixa manutenção, e dependendo do seu perfil geológico e construtivo se recomenda uma manutenção no poço e bomba a cada 18 a 24 meses. No entanto, a manutenção da bomba é diferente de manutenção no poço. Para as manutenções do poço o presidente da ABAS recomenda o produto NO RUST.

7 - Testes de qualidade da água
A portaria da água potável determina análise periódica e procedimentos de controle como a cloração.
Para este acompanhamento, e eventual tratamento da água deve-se:

. Contratar uma empresa devidamente habilitada junto ao CREA e CRQ, para tratamento/cloração da água, e realização dos demais procedimentos, sendo que esta empresa deve ser independente de qualquer laboratório de análises de água, para que assim os serviços sejam auditados e se garanta a idoneidade dos resultados.

• Monitorar os níveis e vazão realizado com empresa habilitada (pode ser a mesma do tratamento) para melhor operação do poço e atendimento das exigências das outorgas.

• Sempre que possível, verificar junto aos órgãos competentes a situação de seu cadastro, entrega de análises e demais procedimentos para a certeza de que tudo está sendo realizado de maneira correta. Infelizmente algumas empresas cobram valores menores e não realizam os procedimentos restando para o contratante o ônus de resolver o problema, inclusive com risco da paralisação do uso de seu poço.


Mais informações
ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
José Paulo Netto - Presidente
www.abas.org
tel. +551198801 8418
[email protected]

Informações para a imprensa
Cristina Bighetti
+351 927253506 WhatsApp
[email protected] / [email protected]



Website: http://www.abas.org

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp