Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/04/2021 às 11h28min - Atualizada em 08/04/2021 às 12h20min

Certificação PCI DSS: por que empresas precisam estar em conformidade?

A PCI DSS é a principal certificação que garante maior segurança para pagamentos em ambientes on-line.

DINO
https://2futureholding.com/

Nos últimos anos houve uma aceleração na transformação digital das empresas. A mudança do comportamento do consumidor foi uma das grandes responsáveis por isso e pela forma como os empreendedores passaram a administrar e desenvolver seus negócios. 

O relatório anual Future of Commerce da Shopify mostra que em 2020 o e-commerce teve o crescimento que era projetado para uma década, isso exigiu que empresas se adaptassem rapidamente ao uso de novas tecnologias. Uma das maiores preocupações para quem possui um negócio on-line hoje é garantir a segurança de dados, o que demanda investimentos e adaptação, principalmente porque o consumidor tem buscado por processos mais ágeis e seguros.

Com isso surge uma dúvida: os clientes se sentem realmente seguros para fazer pagamentos on-line? Segundo relatório da Shopify que analisou onze países, 62% dos consumidores dizem estar confortáveis para fazer compras on-line com pagamentos digitais, porém oferecer segurança ao cliente não é algo simples e exige adequações das empresas.

O que é a certificação PCI DSS

Manter dados seguros é importante tanto para empresas quanto para clientes e a Qriar Tecnologia é especialista em soluções de cibersegurança em diversos segmentos. A PCI DSS - Payment Card Industry | Data Security Standard, é a principal certificação de segurança em ambientes digitais do mundo, ela abrange todas as áreas relacionadas ao uso de pagamentos on-line. Todas as empresas que trabalham com vendas na internet, processam e armazenam dados de cartões precisam dessa certificação.

O Conselho PCI DSS foi criado em 2006 pelas principais bandeiras de cartão: American Express, Discover, JCB International, Mastercard e Visa, a fim de reduzir fraudes envolvendo transações on-line com cartões. As empresas que não estão em conformidade com as normas da PCI, além de oferecer riscos aos clientes também podem ser descredenciadas pelas bandeiras, causando impacto nas vendas.

Adequar-se ao PCI DSS é assegurar que o vazamento de dados reduza de forma significativa, o que garante segurança para ambas as partes e bons retornos financeiros às empresas. A Qriar Tecnologia desenvolve projetos focados em auxiliar organizações a estarem aptas para serem auditadas e certificadas.

Como estar em conformidade com o PCI 

O primeiro passo para conquistar a certificação é entender em qual nível a empresa se encaixa para cumprir os requisitos estabelecidos pelo conselho. Existem quatro que são baseados no volume de transações com cartões realizadas durante um ano: 

Nível 1: Empresas que realizam mais de 6 milhões de transações;

Nível 2: Empresas que realizam de 1 milhão a 6 milhões de transações;

Nível 3: Empresas que realizam de 20.000 a 1 milhão de transações;

Nível 4: Empresas que realizam menos de 20.000 transações.

A Qriar auxilia empresas em todas as fases do processo de adequação, que requer esforço e dedicação no período que antecede a auditoria e também empenho constante para manter a certificação. Para alcançar o nível requerido para a aprovação é necessária a implantação de controles tecnológicos que exigem expertise em vários domínios da segurança da informação. A Qriar possui experiência e conhecimento na implantação dos controles tecnológicos necessários para elevar o nível de segurança da informação ao rigor exigido pelo PCI DSS.

Soluções para adequação

Para a implantação dos controles tecnológicos necessários a atender aos requisitos do PCI DSS em vários domínios da certificação, a Qriar trabalha com diferentes soluções que elevam a capacidade de segurança nativa dos sistemas operacionais para o nível máximo exigido.

Todos os sistemas que manipulam dados de cartões ou que implementam controles tecnológicos geram uma imensa quantidade de informações durante o seu funcionamento. Com as soluções da Qriar, os sistemas são protegidos em todos os momentos, inclusive quando vulnerabilidades são detectadas. Também é possível garantir que as informações dos clientes sejam acessadas apenas pelos agentes autorizados, para restringir o acesso dos usuários privilegiados, aplicando recursos nas camadas de Sistema Operacional, Web e Banco de Dados.

Benefícios das soluções da Qriar:

  • Constrói e mantém rede e sistemas seguros;
  • Protege dados do portador do cartão;
  • Mantém um programa de gerenciamento de vulnerabilidades;
  • Restringe o acesso aos dados do usuário;
  • Identifica e autentica o acesso aos componentes do sistema;
  • Monitora e testa regularmente identidades, acessos e auditoria.

Segurança digital além dos pagamentos

Dados divulgados pela Fortinet Threat Intelligence indicam que no Brasil em 2020 foram registrados mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, além do alto volume o grau de sofisticação das invasões também preocupa organizações.

A cibersegurança é a chave para a proteção. Todos os usuários estão suscetíveis a violação de dados da internet e investir em segurança cibernética significa diminuir ataques e prejuízos. A Qriar Tecnologia é focada no desenvolvimento de soluções em cybersecurity e possui um time de especialistas com experiência em projetos nacionais e internacionais, para atender as necessidades de cada negócio com as melhores práticas do mercado. 



Website: https://2futureholding.com/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp