Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/04/2021 às 11h36min - Atualizada em 01/04/2021 às 12h20min

Terapias integrativas e complementares buscam promover qualidade de vida, saúde, bem-estar e autoconhecimento

O Instituto Selem é um espaço que se preocupa em estar alinhado com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, instituída em 2006 no Brasil. A atuação do Instituto Selem, com atendimentos, cursos e workshops nessa área, tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida, saúde, bem-estar e autoconhecimento aos seus frequentadores.

DINO
https://www.institutoselem.com/

Segundo o Portal do Ministério da Saúde, Práticas Integrativas Complementares (PICS) são definidas como "tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas".

Desde 2006, essas práticas são reconhecidas no Brasil, por meio do lançamento do documento Política Nacional das Práticas Integrativas Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo oferecidas de forma integral e gratuita à população. No total, o SUS oferece 29 dessas práticas. Dentre as PICS reconhecidas por essa política estão a aromaterapia, a cromoterapia, homeopatia, reiki, meditação, naturopatia, constelação familiar, entre outras.

Apesar das controvérsias em relação à eficácia das PICS em tratamentos de saúde, várias pessoas têm conseguido excelentes resultados com a utilização dessas práticas. No caso da meditação, por exemplo, estudos apontam para a diminuição de alguns hormônios relacionados a distúrbios como ansiedade, stress e depressão. Já o reiki, prática de imposição das mãos, baseado na concepção de saúde vitalista, atua sobre o equilíbrio da energia vital, harmonizando as condições gerais do corpo e da mente. Por sua vez, os banhos terapêuticos, associados a óleos essenciais, promovem condições de bem-estar e relaxamento, excelentes para diminuição do stress. Os benefícios desses banhos podem ser potencializados com a utilização de massagens terapêuticas.

Dessa forma, é possível considerar que essas práticas podem trazer inúmeros benefícios, principalmente se for considerado o alto índice de pessoas ansiosas no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país que mais apresenta pessoas ansiosas no Mundo, quadro que se agravou durante a pandemia. De acordo com outro estudo, conduzido pelo Instituto Ipsos, 41% dos brasileiros têm sofrido de ansiedade, como consequência do surto de coronavírus, colocando o nosso país na primeira posição entre os países com pessoas mais ansiosas.

Alinhada com a tendência de valorização das PICS, Lucia Helena Calado, idealizou e criou o Instituto Selem Terapias Integrativas. Inaugurado em 2015, o Selem Terapias Integrativas tem como missão proporcionar formas que auxiliam na obtenção de melhor qualidade de vida, saúde, bem-estar e autoconhecimento para as pessoas dispostas a promover mudanças e desenvolvimento pessoal.

Naturopata formada pela Humaniversidade Holística, a Lucia tem se empenhado, juntamente com suas sócias, Cristina da Cruz Calado (Consteladora Familiar e Terapeuta Floral) e Sonia Carvalho (Astróloga e Numeróloga), assim como inúmeros parceiros de área holística com vasta experiência na área, na formação de uma equipe de terapeutas no Instituto, comprometidos com a promoção do bem-estar, saúde e autoconhecimento. O Selem Terapias Integrativas está localizado em São Paulo, no bairro do Campo Belo, e oferece cursos, atendimentos, palestras informativas e eventos na área holística.

Instituto Selem nas Redes Sociais
Facebook - https://www.facebook.com/institutoselem
Instagram - @instituto_selem - https://www.instagram.com/instituto_selem/
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCD60tZKm1DAL4yONMxJ6lPw
WhatsApp - (11) 99623-9321



Website: https://www.institutoselem.com/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp