31/03/2021 às 14h00min - Atualizada em 31/03/2021 às 14h20min

Engenheiro civil garante que um gerente de projeto eficaz pode evitar prejuízos na construção ou na reforma de uma obra

O gerenciamento de projetos envolve a coordenação eficaz de diversos recursos que atendem a padrões pré-estabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco

DINO
https://www.linkedin.com/in/gustavo-garib-iyda-ei-9822547a

O setor da construção civil destaca cada vez mais a importância do gerenciamento de projetos de uma obra desde o planejamento até a entrega final bem-sucedida, segundo a Project Management Institute - PMI, instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos. De acordo com a instituição, estima-se que cerca de 22% da economia global anual é criada por meio de projetos de capital atrelados ao setor de engenharia, e neste tipo de projeto, sabe-se que planejamento e o acompanhamento é de fundamental relevância ao setor.

O engenheiro responsável pelo gerenciamento de projetos na construção civil ajuda a impulsionar a eficiência de uma obra, prevenindo atrasos, coordenando os trabalhadores e mantendo tudo dentro do orçamento planejado, informa Gustavo Garib Iyda, graduado no curso de engenharia civil pela University of South Florida.  “Por ter um conhecimento profundo do fluxo dos projetos de construção e de como produzir o resultado predefinido, os engenheiros de obra são capazes de garantir que cada grupo envolvido em um projeto de construção esteja operando da forma mais eficiente possível durante toda a duração do projeto”, explica Gustavo.

“A principal atribuição de um gestor de obras é conciliar prazo, custo e qualidade. Assim, é ele quem deverá garantir que a obra seja concluída dentro do prazo, respeitando o orçamento previsto e atendendo aos padrões de qualidade exigidos pelo cliente”, avisa o engenheiro.

Um grande componente que torna um projeto de construção bem-sucedido, de acordo com o engenheiro, que tem certificação de PMP (Profissional de Gerenciamento de Projetos), Scheduling Bootcamp Training e Certificação de Fundamental Engineering (FE), é a comunicação entre as várias partes interessadas, a qual é facilitada com a presença do gerente do projeto. Ou seja, ele é o responsável pela boa comunicação essencial nesse setor, evitando atrasos onerosos ou mesmo entendimentos distorcidos e imprecisos da realidade, que reflete na satisfação do proprietário.

“A comunicação entre o proprietário e a equipe de gerenciamento do projeto faz parte do primeiro nível de comunicação. E um aspecto importante do trabalho desse profissional é o de facilitar a comunicação entre os diferentes grupos envolvidos, isso inclui a comunicação entre as equipes de projeto e arquitetura, bem como entre os subcontratados. Ou seja, é o gerente de construção que identifica as áreas onde o fluxo de informações estagnou, garantindo a solução e evitando atrasos dispendiosos, que podem ser causados por conta disso”, declara Iyda, com experiência na liderança de projetos com subcontratados, equipe de design e na supervisão de equipe técnica, garantindo que os projetos sejam concluídos no prazo, dentro do orçamento e de acordo com as especificações determinadas pelo cliente e arquiteto.

Na pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI), foi constado que as organizações gastam cerca US$ 109 milhões para cada US$ 1 bilhão investido em projetos, devido ao mau desempenho do empreendimento. Em contrapartida, organizações de alto desempenho, aquelas com gerente de projetos, concluem ao menos 80% dos projetos de acordo com o que foi planejado, dentro do prazo e do orçamento.

Conforme o especialista, os engenheiros de construção, além de tudo, têm a experiência prática em canteiro de obras, tornando-se conhecedores de materiais de construção. “Esse conhecimento, junto com os fundamentos de design, gerenciamento de projetos de construção, planejamento de construção e dos códigos de construção locais, estaduais e federais, fazem dele um profissional completo”, diz Gustavo. 

“Os engenheiros de obra nessa área, também são especialistas em princípios de engenharia de fundações, geotecnia, planta baixa, projeto arquitetônico e técnicas de construção. Uma boa obra nunca deixa de ter um gerente de construção qualificado”, conclui o engenheiro Gustavo Garib Iyda, que também tem experiência em desenvolvimento e aplicação de políticas, de segurança de projeto, assim como em desenvolvimento de logística para projetos de sucesso.



Website: https://www.linkedin.com/in/gustavo-garib-iyda-ei-9822547a
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp