Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
29/03/2021 às 18h02min - Atualizada em 30/03/2021 às 00h20min

As principais plantas tóxicas para animais de estimação

Com animais de estimação, o dono precisa ter atenção com as plantas e flores que coloca dentro de casa.

DINO
http://www.giulianaflores.com.br

Há plantas e flores ornamentais que são usadas na decoração de casas e jardins que não trazem nenhum maleficio para os seres humanos. Porém, algumas delas contêm substâncias que podem intoxicar algum animal de estimação, principalmente gatos e cachorros mais novos, que costumam cheirar e mordiscar as coisas para reconhecer o ambiente.

Por isso, é preciso levar em consideração o local onde a flor ou planta vai ficar, principalmente aquelas que vão ficar mais acessíveis ao animal. Os principais sintomas que as plantas tóxicas causam são: irritação, diarreia, náusea, vômito, dificuldade respiratória e sangramento.

Para ajudar a preservar a saúde dos animais de estimação e manter a decoração, deve-se conhecer algumas flores que são tóxicas:

Azaleias

Flores encontradas em diversas cores. Porém, o seu néctar tem a presença de substância chamada andromedotoxina que, ingerida pelo animal, pode causar complicações como alteração dos batimentos cardíacos e distúrbio no sistema digestivo.

Espada de São Jorge

Uma planta comum encontrada em jardins, por exemplo. Apesar de sua beleza, ela contém substâncias como glicosídeos e saponinas esteriodiais, que fazem mal tanto para humanos quanto para animais. Ela é responsável por irritar a mucosa, dificultando a respiração e a movimentação, além de salivação excessiva.

Espirradeira

Flor de beleza rara, rústica e encontrada em diversas cores, geralmente usada para decorar jardins externos. Porém, esconde um veneno para os animais. Ela contém oleandrina e neriantina, que causam vômitos, diarreia, arritmias, dispneia e paralisia e que podem levar ao óbito. Seus sintomas costumam aparecer em até 24 horas.

Lírio

Costuma ser usada como presente e decoração. Porém, não é indicado tê-las em casa se tiver animais de estimação. Todas as partes da flor são tóxicas, podendo causar sintomas como irritação nos olhos e mucosas, agitação psicomotora, dificuldade de engolir, alucinações, delírios, problemas respiratórios, além de pele seca e avermelhada.

Antúrios

São flores características de jardins e vasos para a decoração de ambientes internos. Ela se torna tóxica porque contém oxalato de cálcio, o que pode causar sintomas de vômitos, diarreia, asfixia, inchaço na boca, garganta e lábios, salivação e edema na glote, uma espécie de reação alérgica.

*Por Giuliana Flores, e-commerce de flores pioneiro no comércio de flores on-line do país.



Website: http://www.giulianaflores.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp