Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
29/03/2021 às 21h09min - Atualizada em 30/03/2021 às 00h00min

Instituto de Inovação Tecnológica de Abu Dhabi revela sua primeira biblioteca com criptografia pós-quântica nos Emirados Árabes Unidos

DINO

O Instituto de Inovação Tecnológica (Technology Innovation Institute, TII), o pilar de pesquisa aplicada do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada (Advanced Technology Research Council, ATRC) de Abu Dhabi, anunciou hoje que o seu Centro de Pesquisa da Criptografia (Cryptography Research Centre, CRC) lançou a primeira biblioteca de software de criptografia pós-quântica (Post-Quantum Cryptography, PQC) nos EAU.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210329005799/pt/

H.E. Faisal Al Bannai, Secretary General of ATRC (Photo: AETOSWire)

H.E. Faisal Al Bannai, Secretary General of ATRC (Photo: AETOSWire)

H.E. Faisal Al Bannai, Secretary General of ATRC (Photo: AETOSWire)

A biblioteca irá avançar nos recursos criptográficos e de segurança do emirado de Abu Dhabi e de forma mais ampla nos EAU. Pesquisadores internacionais e dos emirados no Centro de Pesquisa de Criptografia, um dos sete centros iniciais de pesquisa dedicada do Instituto de Inovação Tecnológica, desenvolveram a biblioteca PQC, uma biblioteca de software escrita na linguagem de programação C de uso geral que suporta uma ampla variedade de arquiteturas de computador e sistemas operacionais. Uma implementação de hardware baseada em FPGA também foi desenvolvida. A biblioteca, projetada para se proteger contra ataques de computadores quânticos, já foi integrada a diversos produtos de comunicações seguras.

A biblioteca é uma coleção de algoritmos para proteger dados e informações confidenciais. Com o aumento de computadores quânticos, algoritmos criptográficos clássicos (em específico, algoritmos de chave pública/assimétrica) não são mais suficientes para garantir o armazenamento seguro de dados e comunicação digital segura. Para atenderàdemanda por um nível avançado de segurança que não pode ser comprometido mesmo em sofisticados computadores quânticos, criptógrafos agora estão envolvidos no desenvolvimento de algoritmos PQC.

O Centro de Pesquisa de Criptografia emprega e colabora com cientistas em diversos campos da criptografia, como criptografia pós-quântica, criptografia baseada em hardware, criptografia leve, criptoanálise, protocolos criptográficos e esquemas de criptografia para a nuvem, entre outros. O Centro também está entre os poucos do mundo a reunir criptógrafos teóricos e aplicados em um ambiente orientadoàpesquisa. Os criptógrafos colaboram em projetos de pesquisa revolucionários que levam a resultados inovadores.

Falando sobre o lançamento, Sua Excelência Faisal Al Bannai, secretário-geral do Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada (ATRC), disse: “Os Emirados Árabes Unidos estão agora no mesmo nível de países que possuem recursos avançados de segurança digital de dados. Nossos pesquisadores trabalharam duro para tornar este projeto revolucionário uma realidade. Para atender o crescente nível de sofisticação no mundo da segurança de dados, sistemas e redes, estamos atualmente envolvidos em muitos outros esforços para o futuro. Nossos pesquisadores estão moldando os componentes básicos de soluções criptográficas e criptoanalíticas que permitem confidencialidade de dados, integridade, autenticação, não repúdio, e privacidade superiores”.

Dra. Najwa Aaraj, pesquisadora-chefe do Centro de Pesquisa de Criptografia, disse: “Os recursos computacionais quânticos são uma ameaça potencial para a segurança de dados. Esse fato destaca a importância do lançamento da primeira biblioteca com criptografia pós-quântica nos Emirados Árabes Unidos para proteção contra ataques de computadores quânticos. A primeira versão da biblioteca já foi integrada em diversos produtos de comunicações seguras com protocolos criptográficos avançados. Uma biblioteca assim funciona como uma base de qualquer aplicativo ou produto de segurança em desenvolvimento hoje que integre funcionalidade de criptografia de chave pública. Continuaremos a desenvolver a biblioteca PQC incorporando mais recursos”.

O Instituto de Inovação Tecnológica é um centro de pesquisa e desenvolvimento global pioneiro que se concentra em pesquisa aplicada e recursos de tecnologia da nova era. O Instituto possui sete centros de pesquisa iniciais, cada um deles dedicado a uma destas áreas de conhecimento: pesquisa quântica, robótica autônoma, criptografia, materiais avançados, segurança digital, energia direcionada e sistemas seguros. Ao trabalhar com talentos excepcionais, universidades, instituições de pesquisa e parceiros do mercado de todo o mundo, o Instituto conecta uma comunidade de intelectuais e contribui para construir um ecossistema de P&D em Abu Dhabi e nos Emirados Árabes Unidos (EAU). O Instituto fortalece a posição de Abu Dhabi e dos EAU como centro global de inovação, além de contribuir para o desenvolvimento mais amplo da economia baseada em conhecimento.

Para mais informações sobre o Instituto de Inovações Tecnológicas (TII), visite www.tii.ae

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Instituto de Inovação Tecnológica

Haitham Haddadin

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp