29/03/2021 às 10h16min - Atualizada em 29/03/2021 às 11h20min

Registro de marca: os riscos de uma empresa sem proteção

O reconhecimento no mercado é promovido por uma soma de fatores - nesse sentido, investir no registro de marca pode ser uma ferramenta interessante

DINO
http://anelmarcas.com.br

Marca: essa é a representação de uma corporação. É por meio de posicionamentos, branding e logos que empresas são reconhecidas facilmente. Prova da importância deste item pode ser espelhada por instituições tradicionais no mercado: segundo dados disponibilizados pela consultoria Interbrand, 94% da população mundial reconhece o logo da Coca-Cola.

Diante deste cenário, fica claro que uma marca vai além e agrega valor: segundo pesquisa realizada pela consultoria Kantar, 60 marcas mais valiosas do Brasil juntas representam US$ 53 bilhões em valor de mercado, enquanto que o Uber, aplicativo de mobilidade urbana, sozinho vale US$ 62 bilhões.

Ou seja: aquele que não registra uma marca, pode ter prejuízos, uma vez que essa é a porta de entrada para reconhecimento no grande mercado corporativo - além de diferenciar o preço e o valor de um produto e serviço. Com isso em mente, a Anel Marcas e Patentes trouxe à tona alguns dos riscos daqueles que não registram uma marca e, por consequência, podem perder o seu direito de uso.

Multas e Indenizações (por uso indevido de marca alheia)

Ao utilizar uma marca sem registro, existe o risco da pré-existência, conforme dito acima. Sendo assim, o resultado pode ir desde uma multa ou indenização até penalidades mais graves, como a configuração de crime, conforme preceitua a Lei da Propriedade Industrial (LPI - 9.279/96) 

Prejuízo financeiro - (perda de materiais e gastos com troca de identidade)

Ao precisar reformular toda a identidade, é possível que seja necessário descartar grande parte de todo o material produzido. Considerando que grande parte dos materiais institucionais levam o logo e nome da empresa, o prejuízo pode ser grande.

Perda de reconhecimento da marca 

Criar uma nova marca não é somente trabalhoso: também pode comprometer a conexão já estabelecida com os consumidores. Por esse e outros motivos, recomeçar pode ser um tanto quanto complicado.

É por isso que para garantir a proteção da marca por meio do INPI é possível contar com assessorias especializadas, uma vez que o processo de registro de marca é burocrático - e, consequentemente, pode se tornar complicado para aqueles que não possuem experiência no assunto. 

Com mais de 20 anos de atuação, a Anel Marcas e Patentes busca promover e difundir a cultura da propriedade intelectual. Sendo assim, todos os processos de registro de marca podem ser viabilizados com apoio da equipe especialista.

Para saber mais, basta acessar: 



Website: http://anelmarcas.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp