Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/03/2021 às 13h39min - Atualizada em 26/03/2021 às 15h20min

As tecnologias emergentes aceleram a transformação digital

Existem inúmeras tecnologias emergentes em desenvolvimento, mas algumas podem ser consideradas tendências atuais de mercado.

DINO
http://www.fiap.com.br

As tecnologias denominadas emergentes são aquelas que têm potencial para criar ou transformar a sociedade nos próximos anos. Estas tecnologias já possuem aplicações práticas, despertam grande interesse por seu potencial de rápido crescimento e impacto na sociedade, mas ainda não foram plenamente exploradas. A solução em escala global dos grandes problemas da humanidade como pobreza, mudanças climáticas, educação, transparência governamental, dentre outros, passa pela aplicação dessas tecnologias.

Existem inúmeras tecnologias emergentes em desenvolvimento, mas algumas podem ser consideradas tendências atuais de mercado. Estas são as tecnologias devem transformar a vida das pessoas e das empresas nos próximos anos: Inteligência Artificial, Big Data, IoT, Impressão 3D e Robótica.

Inteligência Artificial: Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. A Alexa, assistente de voz da Amazon, é um exemplo da aplicação de IA no mercado.

Big Data: é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo. Um exemplo de utilização de Big Data por empresas é a análise de dados de clientes realizada por grandes redes de varejo. Por meio da disponibilização de programas de recompensas para os clientes nos supermercados, por exemplo, as redes de varejo conseguem identificar os produtos preferidos de seus consumidores e assim gerar ofertas personalizadas.

IoT: Internet of Things (IoT) descreve a rede de objetos físicos - ou "coisas" - que são incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Estes dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.

Impressão 3D: as impressoras 3D conseguem imprimir qualquer tipo de elemento utilizando a tecnologia de impressão tridimensional. Os materiais usados na impressão costumam ser resina plástica e modelagens com laser, e sua estrutura é de metal. Ao fazer a leitura de arquivos para impressora 3D, é possível criar os mais diversos tipos de objetos, como peças decorativas, alimentos e até mesmo tatuagem.

Robótica: a robótica é o estudo da tecnologia associada à concepção e à construção de robôs. A área engloba toda a história de computadores, robôs, sistemas mecânicos motorizados e atualmente está presente em áreas como a medicina e a astronomia, por exemplo.

Além de gerar valor para seus clientes utilizando essas tecnologias, as empresas devem aplicá-las para facilitar o processo de tomada de decisão dos gestores. A transformação digital começa na compreensão de como a estratégia de negócios se encontra com estas tecnologias para que ela aconteça. A tecnologia é uma aliada na mudança do modelo de negócios e no desenvolvimento de novos produtos para atender melhor as pessoas e a sociedade.


Prof. Dr. Cláudio Carvajal - Coordenador Acadêmico no Centro Universitário FIAP



Website: http://www.fiap.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp