Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/03/2021 às 10h23min - Atualizada em 26/03/2021 às 11h20min

ABIMAQ inicia pesquisa sobre transformação digital e a inovação de modelos de negócios

O objetivo do mapeamento é identificar os avanços tecnológicos e junto, as novas oportunidades de negócio que surgem com a transformação digital da indústria de máquinas e equipamentos possibilitando o fortalecimento e o aumento da competitividade do setor

DINO

A ABIMAQ, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), comunicou o lançamento da pesquisa ‘Transformação Digital e Inovação de Modelo de Negócio da Indústria de Máquinas e Equipamentos’ durante a reunião do Conselho de Tecnologia, realizada no dia 08 de fevereiro. O mapeamento é feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por meio do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) e terá apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

João Alfredo Delgado, diretor de Tecnologia da ABIMAQ, expôs que a entidade vem nos últimos anos coordenando um trabalho de soluções da indústria 4.0 e na gestão da inovação. "Uma das ações foi o mapeamento das tecnologias da indústria 4.0 de 2018 (mais detalhes - www.ufrgs.br/neo) com NEO da UFRGS. Este ano estamos repetindo o estudo, mas de forma mais ambiciosa, pois poderemos fazer um comparativo com a pesquisa anterior para ver como evoluímos nesses últimos anos, principalmente para conhecer o atual estágio e o impacto na indústria cujo período da pandemia acelerou o processo da transformação digital".

Alejandro Germán Frank, professor adjunto na UFRGS e diretor do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO UFRGS), ressaltou que o objetivo da pesquisa atual é dar mais ênfase na parte de negócios da transformação digital olhando o viés da indústria 4.0 de forma mais ampla. "O estudo anterior era mais focado na tecnologia 4.0 dentro da fábrica e agora vamos expandir para a área de negócios porque sabemos que é um grande desafio hoje das empresas de como repensar e ampliar as suas atividades dentro desse novo contexto desafiador".

Néstor Fabián Ayala, professor Coordenador na UFRGS e Codiretor do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO UFRGS), explicou que o escopo do mapeamento será composto por 4 Smarts da Indústria 4.0. "Um dos aspectos que vamos olhar são as oportunidades para manufatura avançada. O outro ponto é se as empresas estão aplicando as tecnologias para conectar a sua cadeia de suprimentos seja com fornecedores ou clientes. Já outro enfoque é para saber como as empresas estão utilizando as tecnologias com mix de pessoas com máquinas.  E a quarta dimensão é de produtos e serviços inteligentes, ou seja, olhar na perspectiva sócio-técnico no sentido de saber se as organizações estão sendo bem-sucedidas na aplicação da indústria 4.0".

Anita Dedding, gerente de Tecnologia da ABIMAQ, afirmou que a estrutura da pesquisa servirá como guia para empresas nortearem suas estratégias. "Os participantes do mapeamento receberão um relatório de benchmarking customizado apresentando sua posição em relação às demais organizações do setor".

Mais informações

Para mais detalhes do projeto e para participar da pesquisa basta entrar em contato: e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11)5582-6313.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp