Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
24/03/2021 às 10h59min - Atualizada em 24/03/2021 às 11h20min

Maneiras de identificar golpes na contratação do empréstimo

Golpes cibernéticos e telefônicos têm sido cada vez mais comuns no Brasil.

DINO
https://www.bullla.com.br/

Os golpes na contratação de empréstimo ainda são uma realidade no Brasil. Infelizmente milhares de brasileiros estão sujeitos a esse tipo de crime todos os anos. Com a popularização do meio digital, esse tipo de golpe conseguiu ganhar ainda mais espaço, pois agora os criminosos também migraram para a internet, de forma a atrair mais pessoas.

A boa notícia é que é possível evitar esse tipo de situação uma vez que se conhece as principais técnicas fraudulentas, bem como o modus operandi dos criminosos. Apesar de sempre tentarem atualizar as práticas e a forma de abordagem junto às vítimas, alguns detalhes sempre estão presentes em todas as quadrilhas e isso acaba ajudando o cidadão na hora de identificar uma possível fraude ligada à contratação de empréstimo.

Quais são os tipos de golpes praticados?

Uma das principais formas de golpes relacionados ao empréstimo é, sem sombra de dúvidas, o pagamento de valores de forma antecipada. Sejam juros adiantados, alguma parcela do empréstimo que deve ser paga como entrada ou simplesmente uma taxa de conveniência. Em geral, não é o tipo de abordagem de instituições que trabalham com esse tipo de operação. Os valores sempre são pagos, pelo menos, no mês seguinte. Dessa forma, nunca é recomendável fazer o pagamento de qualquer quantia antecipada durante a contratação de um empréstimo.

Outro ponto de atenção devem ser as linhas de crédito para pessoas que estão negativadas. Esse tipo de operação existe, mas é preciso deixar claro que as instituições oferecem essa possibilidade com altas taxas de juros devido ao risco envolvido. Portanto, ofertas de crédito para consumidores negativados e com taxas de juros baixas, ótimas oportunidades de pagamento e com fácil acesso por parte do interessado podem ser indícios de que um golpe está por vir.

Os golpes contra aposentados também são bastante comuns. O ato criminoso consiste em realizar um empréstimo sem o consentimento do aposentado, uma vez que os criminosos já obtiveram os dados desse cidadão anteriormente. Com isso, uma cobrança indevida é descontada automaticamente na folha de pagamento da aposentadoria. Geralmente, eles entram em contato com antecedência e solicitam informações, dizendo que são agentes do INSS ou algum órgão público.

É preciso muita atenção com as ofertas-relâmpago de crédito via e-mail ou telefone. É bem difícil que instituições sérias e reconhecidas atuem dessa forma. Na maioria das vezes, os criminosos ligam ou mandam e-mail solicitando dados pessoais para que um empréstimo muito bom seja realizado.

É fundamental pesquisar antes de contratar um empréstimo

Com base no que foi apresentado, fica claro que é necessário estar atento na hora de contratar um empréstimo. Uma das principais formas de prevenir-se contra tentativas de golpes é verificando a legalidade da empresa que está oferecendo o serviço. Basta fazer pesquisas básicas na internet para saber a origem da instituição e se ela realmente existe ou é uma organização fantasma, utilizada para aplicar golpes.

A confiança é um fator essencial na hora de contratar um empréstimo. Ou seja, sempre é preferível optar por empresas que o consumidor já conhece ou da qual já solicitou algum crédito.

Se a oferta está muito boa, as taxas de juros são baixas e as condições de pagamento são ótimas, então, está na hora de fazer uma pesquisa e encontrar o que o mercado está oferecendo. Essa é uma ótima forma de comparar a promoção e saber se isso trata-se de um golpe ou não.

Outro método importante de pesquisa é conhecer o site da instituição que está oferecendo o serviço. Hoje em dia qualquer empresa tem uma identidade digital. Por isso, entrar no site, verificar se as informações batem com aquilo que foi passado, analisar os certificados de segurança e o CNPJ da empresa são métodos de pesquisa que ajudam na hora de escolher a empresa certa para contratar o empréstimo.

Empréstimo entre pessoas físicas

Uma forma de conseguir crédito sem burocracia e com taxas justas é por meio do empréstimo on-line entre pessoas físicas. Essa operação é intermediada pelo Bullla, uma fintech do setor financeiro digital que foi desenvolvida sob o conceito de comunidade financeira. Taxas de juros mais baixas, serviço 100% on-line, transparência, segurança, confiança e praticidade são alguns diferenciais do empréstimo no Bullla.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/



Website: https://www.bullla.com.br/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp