Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/03/2021 às 12h13min - Atualizada em 21/03/2021 às 00h00min

Pix no e-commerce: o que mudou no mercado?

As mudanças geradas pelo Pix no e-commerce já são visíveis no mercado, e entendê-las garante a vanguarda deste novo momento.

DINO
https://sinalizeweb.com.br/

O Pix é um meio de pagamento que gerou fortes mudanças no mercado de uma forma geral. Lançado oficialmente em novembro de 2020, a proposta é simples, porém funcional: garantir transferências bancárias a qualquer momento do dia, facilitando compras especialmente on-line.

Com uma chave de transferência, que pode variar entre número de celular, e-mail ou CPF, e regulamentadas pelo Banco Central, o Pix tornou-se um facilitador para diversos segmentos, impulsionando principalmente o e-commerce, tornando as transações mais dinâmicas para um mercado em franca expansão.

Teoricamente, tudo isso já está acontecendo. Mas para quem ainda não considerou o Pix no e-commerce, é fundamental entender as implicações que o meio de pagamento trouxe ao mercado on-line.

Os resultados iniciais do Pix

No primeiro mês de uso, o Pix teve um registro de 49,4 milhões de usuários, com mais de 116 milhões de chaves registradas, segundo dados da CNN Brasil. As movimentações médias, por sua vez, estão em cerca de R$ 896,00, com uma taxa de rejeição à ferramenta de 0,5%. O que comprova a alta adesão do sistema.

A combinação entre o funcionamento 24h, versatilidade de uso, e a rapidez nas transações, são alguns dos motivos para uma adesão inicial tão grande. Soma-se isso ao fato de as próprias plataformas autorizadas a usar o Pix instruírem seus usuários a utilizarem a ferramenta de forma segura. 

As principais mudanças geradas pelo Pix no e-commerce

Os resultados iniciais da implementação do Pix impactam diretamente o e-commerce. Especificamente: 

  • diminuição nos pagamentos por boleto;
  • mais rapidez nas entregas;
  • mais opções de pagamentos nos meios off-line;
  • maior giro para lojas virtuais.

O resumo de todas essas vantagens está em um planejamento mais apurado dos lojistas responsáveis por e-commerce, que podem calcular os investimentos em estoque com dados mais dinâmicos, sobretudo com as mudanças constantes do mercado.

Tanto para comerciantes como consumidores, ter mais facilidade para pagar e receber valores implica em uma experiência mais fluida para ambos os lados, com a escolha dos meios de pagamentos mais adequados a suas necessidades. Além disso, a transparência em todo o processo de transferência bancária faz do Pix uma escolha mais adequada.

Com os avanços tecnológicos, principalmente nos meios de pagamento, o Pix representa uma melhor usabilidade de dados e recursos para ambas as vias dentro das transações financeiras.

Os novos desafios das lojas virtuais

Atualmente, a própria implementação do Pix no e-commerce é o maior desafio dos donos de lojas virtuais. “Entender a melhor forma de aplicação, somada aos trâmites financeiros e fiscais, e por fim a experiência e usabilidade dos usuários, são as aspectos básicos”, exemplifica Uafa Smaili, especialista em e-commerce na SinalizeWeb.

Uma vez que as transações via Pix devem ser feitas de instituição para instituição via aplicativos, os gestores de lojas virtuais devem oferecer, dentro das opções de checkout, saídas acessíveis para seus compradores.

Investimentos para Pix no e-commerce

Com uma taxa de adesão alta e crescente de usuários, os investimentos do Pix no e-commerce devem vir por meio de uma experiência de uso intuitiva para os usuários. Atualmente, por questões de segurança, todas as transações via Pix se dão dentro dos aplicativos de fintechs e bancos autorizados pelo Banco Central. 

Sendo assim, é importante que os responsáveis por e-commerce encaminhem seus usuários de maneira clara, incluindo os checkouts e os procedimentos no pós-venda

Investimentos adicionais em segurança de dados, usabilidade, além de estratégias de marketing e planejamento financeiro para um fluxo de caixa mais dinâmico, serão algumas das novas metas dos donos de loja que desejam usar o Pix no e-commerce. 



Website: https://sinalizeweb.com.br/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp