Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/03/2021 às 16h59min - Atualizada em 19/03/2021 às 01h20min

Guia BIM orienta indústrias do setor de iluminação na criação de bibliotecas

Pesquisa realizada pela Entidade apontou que 47% das indústrias de iluminação pretendem desenvolver biblioteca BIM nos próximos 12 meses.

DINO
http://www.abilux.com.br

Empresários da indústria de iluminação, profissionais de escritórios de projetos e de instaladoras participaram de pesquisa realizada pela Abilux – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação em que se avaliou o grau de conhecimento e a tendência de adoção da metodologia BIM - Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção), no Brasil. A pesquisa apurou quando os fabricantes deste segmento planejam desenvolver bibliotecas de objetos BIM. 47% responderam que pretendem investir tempo na produção de uma biblioteca BIM de seus produtos nos próximos 12 meses. Também se observou que 7% dos entrevistados já possuem uma biblioteca de objetos BIM e estão procurando aprimorá-la.

O BIM é uma nova metodologia de trabalho aplicada a projetos, construção e gestão de empreendimentos baseada em um conjunto integrado de políticas, processos e tecnologias no planejamento e no controle de obras. Essa metodologia utiliza um protótipo virtual tridimensional de uma edificação para dar suporte às tomadas de decisões ao longo de todo o ciclo de vida de um empreendimento (concepção, projeto, construção, operação, reforma e demolição). Tudo, realizado num modelo único com atualizações em tempo real. O BIM contribui para a gestão dos recursos financeiros a partir de modelos de levantamentos quantitativos, bem como de estimativas de custos.

A adoção do BIM no Brasil vem ganhando força desde o fim dos anos 2000. Cada vez mais construtoras, incorporadoras, gerenciadoras de obras e empresas de projetos estão enxergando suas vantagens. Com isso, a demanda por profissionais capacitados em BIM vem crescendo. E para atender a esta demanda, a Abilux tem promovido oficinas e treinamentos para capacitação desta mão de obra.

Guia BIM de Iluminação pode ser acessado no site da Abilux 

O desenvolvimento do Guia BIM na Indústria de Iluminação, que acaba de ser lançado, é a mais recente ferramenta que está sendo disponibilizada pela Abilux para o segmento. O novo guia traz as diretrizes para a produção de bibliotecas BIM, apresenta um panorama atual do BIM no Brasil e introduz ao Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção). Orienta sobre como compatibilizar as diversas disciplinas de um projeto (arquitetura, fundações, estruturas, instalações hidráulicas, instalações elétricas, iluminação etc.) para verificar quaisquer interferências e problemas que só seriam detectados na fase de construção. Orienta também sobre como produzir a documentação de projeto para a construção do empreendimento, extrair quantitativos para subsidiar o processo de orçamentação, planejar as etapas do processo de construção e efetuar simulações de engenharia (cálculo estrutural, conforto térmico, cálculo luminotécnico, análise energética etc.).

O Guia BIM de Iluminação pode ser acessado livremente no site: www.abilux.com.br.



Website: http://www.abilux.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp