Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/03/2021 às 14h28min - Atualizada em 12/03/2021 às 15h20min

A utilização de produtos sustentáveis é a nova tendência do mercado

A Solução Sustentável reúne uma ampla gama de produtos sustentáveis e ecológicos, especialmente selecionados para que pessoas engajadas com o meio ambiente e que se preocupam com o consumo consciente possam usufruir dos benefícios de soluções sustentáveis.

DINO
http://www.ekological.com.br

Embora o ano de 2020 tenha sido atípico, devido aos cuidados necessários para combater a pandemia da COVID-19, decidir usar produtos sustentáveis para 2021 é algo que pode ser repensado.

Por que substituir os plásticos e descartáveis? Apesar de existirem muitos produtos que são feitos a partir do plástico, cada vez mais o mundo se preocupa em achar soluções efetivas para a substituição deles e assim evitar os diversos problemas que o seu consumo causa.

O maior problema que o consumo de produtos plásticos causa é devido ao seu descarte incorreto. Pois isso pode causar entupimento de bueiros que podem provocar enchentes. Além de deixar o ambiente poluído.
Outro problema grave é quando a poluição por seu descarte nos rios e oceanos, prejudica a vida marinha, fazendo com que os animais se confundam e acabem ingerindo, ou ficando presos nesses resíduos.

Como o plástico é um material que pode levar até 200 anos para se decompor, muitas empresas e associações têm buscado novas alternativas para que assim o plástico não seja mais a base de fabricação de diversos produtos. A reciclagem ser uma forma bastante efetiva de diminuir o acúmulo de resíduos sólidos no ambiente, a substituição por um objeto feito por um material mais durável, e não reciclável, vem se tornando uma ideia muito mais atrativa.

A troca de filtros de papel por filtros de inox, tornou-se uma prática sustentável diária, esse filtro funciona com café ou chá moído, oferecendo 3 a 7 xícaras de forma instantânea. Possui uma base de sustentação, o suporte, já incluso e anexado permanentemente ao filtro. As cápsulas são alternativas funcionais, rápidas e práticas, além de proporcionarem uma enorme variedade de sabores e estilos de café.

Se optar por elas, é referenciável às de alumínio e pesquise as ações de sustentabilidade que a fabricante promove. Muitas marcas, como a Nespresso, oferecem versões de alumínio, que são 100% recicláveis. Fica a cargo do consumidor fazer a separação adequada e destinar as cápsulas usadas aos pontos de coleta disponibilizados pela empresa, segundo os dados da Ecycle.

A substituição dos copos descartáveis por copos de silicone, tornou-se essencial nos comércios, pois:

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1.500 toneladas de resíduos diariamente. E o que acontece com esses resíduos após utilização? O copo plástico demora em média de 250 a 400 anos para se decompor e segundo a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) são gastos cerca de 3 litros de água para fabricação de um único copo que será usado apenas 1 vez e jogado fora, motivo este para reflexão acerca do seu uso, pois a água é um recurso limitado.

Muitos copos descartáveis são usados todos os dias por diversas pessoas no mundo. Por esse motivo, muitas empresas estão investindo em copos de outros materiais para que a quantidade de copos descartados diminua. Com a lei em vigor, os estabelecimentos que forem flagrados fornecendo produtos de plástico de uso único receberão uma advertência e, a partir da segunda autuação, uma multa vai de R$ 1 mil a R$ 8 mil. Existe ainda a possibilidade de fechamento do comércio, caso a lei não seja respeitada, segundo os dados da Ciclo Vivo.

O silicone é a opção de material para a confecção de copos e garrafas, assim não é necessário que haja sempre o descarte de copos. Além de reutilizável possui uma corda de mão para que facilmente seja anexo com um gancho. É feito de silicone de grau alimentício com tampa de aço inoxidável, seguro e ecológico, este copo de viagem dobrável é feito de silicone 100% de qualidade alimentar, não tóxico. A sua tampa permite que o interior do copo fique limpo, o que faz com que seja confortável de usar.

Garrafas plásticas por garrafas reutilizáveis, uma necessidade coletiva, pois:

As garrafas plásticas se encontram no topo dos materiais descartáveis que mais prejudicam a saúde do nosso planeta. De acordo com uma pesquisa divulgada pela BBC, acredita-se que até 2016, 480 bilhões de garrafas plásticas tenham sido vendidas no mundo.

Como uma alternativa bastante viável para esse alto consumo de garrafas plásticas, as empresas que realmente se preocupam com o ambiente, buscaram alternativas viáveis, como, por exemplo, a criação de garrafas de silicone.

A garrafa de silicone reutilizável é adequada para pessoas que possuem um dia ativo e gostam de se manter hidratadas, sendo uma alternativa para evitar o consumo de água engarrafada na rua. Além de serem práticas, as garrafas reutilizáveis reduz o desperdício de garrafas plásticas de água e copos descartáveis.

Escova de plástico por escova de bambu, inovação e ecologia juntos, como as escovas de dentes comuns são feitas de cerdas de nylon e cabo de plástico, tornam-se inimigas da sustentabilidade. Isso porque o seu descarte acumula muito resíduo no planeta e o material de fabricação demora muito tempo, a escova de bambu é biodegradável, sustentável e ecologicamente correta. Suas cerdas macias de nylon são recicláveis e a sua haste biodegradável pode ser enterrada após o fim de sua vida útil.

Sobre o absorvente descartável e a substituição por um absorvente de tecido ou coletor:

Todos os meses, as mulheres em idade reprodutiva precisam usar algo que recolha o seu fluxo sanguíneo, mas o absorvente comum tem que ser trocado várias vezes ao dia, e isso gera muito acúmulo de resíduos sólidos.
Os absorventes feitos de pano são opções ecológicas, econômicas que geram menos lixo durante o ciclo menstrual. Sendo o coletor menstrual um meio reutilizável e uma opção para qualquer fluxo menstrual.



Website: http://www.ekological.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp