11/03/2021 às 13h11min - Atualizada em 12/03/2021 às 00h00min

Fase vermelha em São Paulo: o que fazer para continuar vendendo mesmo com o lockdown?

A pandemia trouxe um novo cenário para o mercado de vendas

DINO
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O governo de São Paulo decretou em março de 2021, novamente, que o estado entraria em lockdown para tentar conter a pandemia do coronavírus e o setor do comércio ficou em pânico ao perceber que mais uma vez teria que fechar as portas depois de meses no prejuízo. E aí, quem tem um negócio deve estar se perguntando: como continuar vendendo mesmo com o lockdown, após o decreto de fase vermelha em São Paulo? E aqui está a resposta: internet.

Isso aconteceu porque, mais uma vez, eram necessárias algumas medidas de contenção da doença. E, como as pessoas começaram a desrespeitar algumas normas e voltaram a se aglomerar, a solução encontrada foi fechar o comércio não essencial durante um período.

Foi então que começaram as dúvidas: o que fazer para continuar vendendo mesmo quando é impossível a abertura da loja ou comércio? Algumas soluções são possíveis de aplicar e podem ajudar.

Quem está pensando em como continuar com as vendas mesmo com a fase vermelha no estado de São Paulo, é importante saber alguns mecanismos digitais que já vêm sendo usados por várias empresas e que, com a pandemia, foram cada vez mais úteis neste novo cenário do comércio mundial.

Elaboração de um site

Bem, a primeira coisa que é necessário saber para continuar vendendo no lockdown é se está no meio digital, e isso começa com a elaboração de um site.

O site precisa representar todos os valores e objetivos da empresa, oferecendo aos clientes aquilo que ele procura.

Um site bem feito com informações sobre o produto ou serviço que a empresa oferece, conteúdo informativo que tire todas as dúvidas dos clientes e uma área de contato para conseguir realizar mais vendas é essencial para o crescimento do negócio neste momento de pandemia.

Loja virtual

Quem teve que fechar as portas por conta da pandemia, buscou encontrar uma outra maneira de vender e uma que mais cresceu em 2020 foram as lojas virtuais.

Neste caso, tudo que a loja física oferecia foi transferido para o meio digital, onde basta o cliente acessar o link, escolher o produto e realizar a compra.

Isso facilitou a vida dos clientes, que mesmo em casa, pelo celular ou computador, puderam ter acesso às lojas, efetuando as compras com apenas um clique.

Entretanto, para que a loja virtual funcione, é importante que ela seja criada com qualidade e todas as informações necessária e itens de segurança para que o processo de compra seja feito de forma completa.

Redes sociais

Muitos empreendedores, vendo que a pandemia traria uma nova forma de fazer negócio, sem o uso das lojas físicas, começaram a buscar ajuda das redes sociais. E, apesar da grande maioria dos usuários pensar nas mídias sociais como entretenimento, muitas empresas perceberam que ali que o seu público alvo estava, e esse canal se tornou uma excelente forma de vendas.

Assim, para que as redes sociais sejam usadas de forma plena, é preciso criar um perfil chamativo, com imagens que reflitam o serviço/produto vendido, sem contar a interação que é necessária entre empresa e cliente, fazendo com que a marca consiga fidelizar cada vez mais os potenciais compradores.

Inbound Marketing

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

Essa forma digital de fazer negócio se diferencia dos métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes, pois não são feitas compras de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, flyers, telemarketing, entre outros.

Na prática, a empresa gera conteúdo de qualidade para conseguir autoridade na internet. A partir daí os clientes são captados através dos assuntos que eles procuram e que fazem parte do site da empresa, onde são encaminhados diretamente para aquele serviço/produto que a marca oferece.

Outbound Marketing

Outbound Marketing é um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal, que é definido por um conjunto de parâmetros ligados às características do cliente que se adapta melhor à solução oferecida.

Enquanto no inbound são criados mecanismos para atrair os potenciais clientes, no outbound é identificado o perfil dos potenciais clientes e, a partir daí, começa o processo de abordagem, focando em quem realmente vai comprar.

Seguir em frente sempre

Se restavam dúvidas de como se posicionar em meio à pandemia, agora não existem mais. Com as dicas acima de como vender durante a pandemia do coronavírus, principalmente quando acontece o lockdown, é preciso entender que a forma de fazer negócio vem passando por mudanças, que ainda permanecerão mesmo com o fim da doença.

Isso porque, de uns anos para cá, as pessoas já vinham usando o meio digital para realizar compras. Tanto, que grandes empresas aderiram ao e-commerce, lançando promoções e descontos exclusivos que não eram vistos em lojas físicas.

Também, com a correria do dia a dia, o consumidor acabou não tendo mais tempo para ir até uma loja física, ainda mais em épocas comemorativas, onde shoppings e centros comerciais ficam cheios.

Ou seja, quem oferecia a venda de produtos online, sai na frente da concorrência, além de oferecer mais qualidade de atendimento, o que proporciona mais segurança ao cliente, sem falar da credibilidade.

Por isso, mesmo quando o coronavírus for contido no mundo, é necessário buscar o melhor cenário de vendas. "No atual momento, quem aplicar esses passos com certeza faturará mais em alguns meses, mas é necessário agir agora, antes que seja tarde demais e seu concorrente já esteja na sua frente", diz Felipe Moreno CEO da Agência Kairós.

Assim, buscar ajuda de uma empresa que atua na criação de sites, elaboração de lojas virtuais, criação de perfil nas redes sociais, atuação com Inbound Marketing e Outbound Marketing, é um caminho de sucesso.

Essa ajuda é necessária para que todos os sistemas digitais possam ser aplicados de acordo com a necessidade de cada cliente, olhando para o tipo de produto/serviço oferecido e, então, onde o cliente certo está, com a finalidade de aumentar as vendas, independente de qual situação o comércio varejista esteja passando.



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