05/03/2021 às 13h27min - Atualizada em 07/03/2021 às 00h00min

Curta 'A Locomotiva' estreia em formato audiovisual

Projeto infantil, que retrata parte da história da Ferrovia em Jundiaí, é lançado em plataforma gratuita

DINO
https://youtu.be/sZTHHrpWL9I

Um menino de nove anos chamado Fortunato, passeando pelo Complexo FEPASA, monta um plano para que seu avô, o maquinista Ventania, encontre sua amiga Maria, “A Locomotiva”, que está encostada e sem uso.

Esta é a história do curta-metragem “A Locomotiva”, que tem como objetivo explorar o respeito com o patrimônio material e no município de Jundiaí. O espetáculo de 30 minutos foi dividido em cinco episódios de sete minutos e distribuído em plataforma de vídeo gratuita (YouTube) para crianças de quatro a dez anos de idade, inicialmente moradoras da cidade de Jundiaí.

Novo Coronavírus

“Todo o roteiro foi escrito e adaptado para as crianças”, comenta Rafael Ambrosin, responsável pela direção, dramaturgia e adaptação do audiovisual, que inicialmente era para ser uma peça de teatro, apresentada nas escolas municipais da cidade. “Devido à pandemia do novo coronavírus, tivemos que repensar o formato e readaptar tudo, inclusive com os atores, pois todos foram chamados para atuar nos palcos”, lembra.

"Toda a classe de profissionais que dependem de projetos para se sustentar está buscando novas alternativas para levar arte à população, já que os palcos continuam fechados devido à proibição de aglomeração de pessoas.

“Este projeto chegou em uma ocasião bem oportuna para profissionais com relação direta e indireta ao teatro e que tiveram muita dificuldade durante a fase vermelha da pandemia como costureiras, maquiadores, cenógrafos, técnicos de som e luz, atores, entre outros”, comenta Ambrosin. Ele lembra ainda que o “projeto é realizado com o financiamento do PROESC - Programa da Estímulo à Cultura da Prefeitura do Município de Jundiaí, Unidade de Gestão de Cultura e do PROAC Municípios, programa do Governo do Estado de São Paulo”.

O projeto

A Locomotiva é uma história com apenas três personagens Fortunato, Ventania e Maria (A Locomotiva), que retrata a importância da preservação da história do patrimônio público, com gravações dentro do complexo FEPASA, antiga Companhia Paulista - uma empresa ferroviária brasileira, situada no estado de São Paulo.

A história também fala sobre a relação entre neto e avô e como as histórias vividas com Maria (a Locomotiva e que o avô pilotava), encantam e fazem memórias na cabeça de uma criança de nove anos. “A intenção é que a criança entenda que é necessário preservar, não só nossas histórias, que são contadas em espaços públicos, mas também as histórias das nossas famílias”, lembra a produtora do projeto Bárbara Guilherme.

A Locomotiva está disponível na plataforma YouTube, com acesso gratuito, para crianças e adultos se divertirem com uma história que está viva e preservada, na Cidade de Jundiaí, em um centro Cultural que poucas cidades possuem.

Links da Peça

Episódio 01 - A aventura no museu....Fortunato, o explorador de museus - https://youtu.be/hLDvx_-xv7c

Episódio 02 - Lembra vô...?

https://youtu.be/RYiOI_Xlxs8

Episódio 03 - O reencontro. "Bons tempos"!

https://youtu.be/4yIZWD65E7M

Episódio 04 - A grande ideia

https://youtu.be/nXw5qQxawWs

Episódio 05 - O projeto - bastidores e processo de criação

https://youtu.be/sZTHHrpWL9I



Website: https://youtu.be/sZTHHrpWL9I
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp